Governo de Minas investe R$ 8,5 mi no Carnaval de BH para sonorização de avenidas e outras melhorias

Estado vai contribuir para atrações, segurança e conforto dos que moram e passeiam pela capital durante o tradicional evento turístico e cultural

O Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte assinaram, nesta quinta-feira (14/12), no Palácio da Liberdade, protocolo de intenções para implementação de ações conjuntas para realização do Carnaval de 2024.  Pela primeira vez na história, o Estado investirá em atrações e no conforto daqueles que moram e passeiam na cidade durante a tradicional festa. Cerca de R$ 8,5 milhões serão investidos, entre patrocínio direto e recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, no custeio de atrações temáticas, sonorização de ruas e avenidas e disponibilidade de banheiros químicos em pontos estratégicos e com grande circulação de pessoas.

“Talvez não sejamos, até por histórico e por tradição, o maior Carnaval do Brasil, mas temos todas as qualidades para sermos um dos principais do país. Nós temos diferenciais no nosso estado que os outros não têm. Qual o estado do Brasil tem um povo tão acolhedor? Qual Carnaval no Brasil é tão seguro quanto o nosso?”, ressaltou o governador Romeu Zema, que assinou o termo com o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. "Estamos muito felizes com esse apoio do Governo do Estado, porque vamos conseguir dar muito mais atenção, segurança e condições para que nós tenhamos um dos melhores carnavais do Brasil”, ressaltou o prefeito.

A sonorização representa uma das principais novidades. A ideia é que caixas de som reproduzam, em tempo real, a música de blocos que arrastam foliões por ruas e avenidas, ampliando o alcance sonoro dos trios. Aproximadamente R$ 4,5 milhões serão investidos para este recurso, já testado e avaliado como eficiente em outros estados do Brasil. Além disso, o Governo de Minas irá repassar para a Prefeitura de Belo Horizonte cerca de R$ 4 milhões para as instalações de banheiros químicos e gradis de segurança, entre outros investimentos.

“Hoje, estamos vivendo um momento histórico. O Carnaval será uma política pública de Estado e nós vamos abraçar a folia do ano que vem. Todos os nossos investimentos são para atrair ainda mais turistas para Belo Horizonte e Minas Gerais”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira.

"É uma grande conquista esse apoio. Sempre reivindicamos para que o Executivo participasse do carnaval de Belo Horizonte, mas nunca tinha acontecido, até agora. Esses investimentos serão importantes, pois é o maior evento turístico cultural de Minas Gerais", disse Kerison Lopes, presidente da Liga dos Blocos de Rua de Santa Tereza.

A ação integra o Carnaval da Liberdade, que tem como objetivo promover a folia em 268 municípios de todas as regiões do estado.

Incentivo ao turismo

Com o objetivo de atrair mais turistas e reforçar Minas Gerais como um dos principais destinos de Carnaval do Brasil, o Governo de Minas lançou no mês passado, em parceria com a CVC Corp, pacotes especiais de viagem para o Carnaval da Liberdade 2024.

A parceria, inédita, tem como objetivo atrair foliões e conectar as rotas de uma das maiores festas de rua do país, gerando empregos e renda, além de fortalecer a economia da criatividade em Minas Gerais.

Os produtos turísticos contam, por exemplo, com pacotes com saídas de várias cidades do Brasil, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo promocionais aéreos e rodoviários com hospedagem e café da manhã em hotéis da Savassi e do Centro de BH.

A lista de produtos turísticos inclui, ainda, a visita de um dia a Ouro Preto com um guia acompanhante.

Números

Considerado o mais seguro do Brasil em 2023, o Carnaval de Belo Horizonte superou as expectativas tanto em movimentação financeira quanto em público estimado. De acordo com levantamento divulgado pela Belotur em conjunto com os patrocinadores oficiais, a folia gerou R$ 720 milhões.

Toda a movimentação financeira do Carnaval se deve à presença de 5,2 milhões de foliões na capital mineira, dentre eles 226 mil turistas.

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport) recebeu cerca de 210 mil pessoas para o Carnaval de BH deste ano.

Para atender à demanda gerada pela festa, foram criadas mais de 20 mil vagas de empregos temporários, de forma direta e indireta, sobretudo nos setores de alimentação fora do domicílio, hospedagem e transportes.

Outro fator considerado importante para alavancar este crescimento foi o cadastramento de mais de 16,1 mil ambulantes. A taxa de ocupação de hotéis na capital aumentou 5%, se comparada a 2019 (antes da pausa exigida pela covid-19), alcançou 68,92% e, no sábado e domingo, chegou a 80%.

Outro número interessante é referente ao valor médio das diárias, que ficou em R$ 365, contra R$ 170 contabilizadas em 2019, um aumento de 153% no período.

Carnaval da Liberdade

Neste ano, o carnaval de Belo Horizonte integrou o programa Carnaval da Liberdade e teve de forma inédita o Atrium da Liberdade. A Praça da Liberdade se tornou um espaço de descanso e recuperação para os foliões com ações de relaxamento e entretenimento para toda a família, registrando a circulação de cerca de 400 mil pessoas, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros (CBMMG). Foram quatro dias de programação realizada na Praça da Liberdade pela Secult em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS).

Pelo estado, o Carnaval da Liberdade também foi realizado em 224 municípios com 291 eventos, potencializando a folia em todas as regiões mineiras. Ao todo, foram mais de 11,6 milhões de foliões e uma movimentação financeira de R$ 1,5 bilhão.