Governo de Minas inaugura Uaitec em Manhuaçu, na Zona da Mata

Espaço promove desenvolvimento social e profissional com oferta de cursos gratuitos

Rede Uaitec promove interiorização das políticas públicas executadas pela Sede

Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), inaugurou, na sexta-feira (7/8), mais uma unidade da Rede Uaitec. O novo polo, na cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata, é resultado de parceria com a Prefeitura Municipal e está localizado no prédio da Câmara de Vereadores. O objetivo é promover cursos de capacitação para fomento do desenvolvimento econômico.

Para a implantação, o Estado doou 208 bens móveis - entre mesas, cadeiras, computadores e lousas interativas - num total de R$ 158 mil em investimentos. A cerimônia de inauguração foi realizada seguindo todos os protocolos de Saúde estabelecidos neste momento de enfrentamento à pandemia. O vice-governador Paulo Brant participou do evento ao lado do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e da prefeita Cici Magalhães.

“A Uaitec é uma grande ferramenta para o auxílio na ampliação do conhecimento. É dever do poder público dar acesso à inclusão digital, gerando cada vez mais emprego e renda. O mundo mudou e está cada vez mais tecnológico”, afirmou o vice-governador. Com a inauguração da unidade em Manhuaçu, Minas Gerais acumula 122 polos implantados.

Parcerias

A Uaitec de Manhuaçu vai oferecer formações presenciais por meio de parcerias com entidades públicas e privadas. Além disso, a população poderá usar o espaço para estudo e pesquisa.  A plataforma da rede disponibiliza, ainda, mais de 60 cursos on-line; basta se cadastrar no site www.uaitec.mg.gov.br

O secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, destacou que o projeto da Uaitec é capaz de auxiliar nas demais ações do desenvolvimento econômico. “Estamos felizes com mais essa entrega. É importante a parceria com a comunidade. A Uaitec é para a capacitação, a disseminação do conhecimento, o aumento da empregabilidade e para a promoção do desenvolvimento econômico”, disse.

Rede

A Rede Uaitec tem como objetivo promover a inclusão digital e social por meio da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional nas modalidades presencial e a distância. A iniciativa também promove a interiorização das políticas públicas executadas pela Sede.

As Uaitecs estabelecem parcerias junto a entidades públicas, privadas e terceiro setor, incentivando e fomentando a cultura inovadora, tecnológica e empreendedora nos municípios. Em 2019, o portal da Uaitec teve mais de 45 mil novos cadastros e mais de 150 mil matrículas em diferentes cursos.