Governo de Minas implanta UAI no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Parceria com o consórcio BH Airport, a Unidade de Atendimento Integrado oferece atendimento de segunda a sábado, das 7h às 19h

O governador Romeu Zema conheceu, nesta sexta-feira (16/6), as instalações da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) implantada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), em Confins. A UAI Aeroporto possibilita a mais de 334 mil pessoas o acesso a serviços públicos, como emissão de documentos e recadastramento de servidores inativos, entre outros, em uma única central de atendimento.

Acompanhado pelo secretário adjunto de Planejamento e Gestão do Estado, Luís Otávio Assis, pelo superintendente central de Canais de Atendimento da Seplag-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, o prefeito de Confins, Geraldo Gonçalves dos Santos, e os diretores da BH Airport Daniel Miranda Barbosa e Herlichy Junior Moreira Bastos, o governador circulou pela unidade, conversou com os funcionários, com os cidadãos atendidos no local e pôde conhecer o passo a passo da prestação dos serviços na UAI.

Zema ressaltou a importância da unidade, já que, no local, passam 30 mil pessoas diariamente, que podem ter acesso a uma ampla e variada oferta de serviços públicos, e o caráter inovador da iniciativa. “Temos certeza de que muitos mineiros serão atendidos por essa unidade, que é totalmente inovadora. É a única UAI que não está localizada em um centro urbano e a primeira em um aeroporto, o que prova que Minas está sempre inovando e que o mineiro ficará mais bem atendido”, disse.

Marco Evangelista / Imprensa MG

Parceria

A UAI foi instalada em parceria com o consórcio BH Airport, por meio do programa UAI Compartilha, coordenado pela Seplag-MG, e está localizada no primeiro piso do aeroporto, próximo ao check-in da companhia Azul. Além dos passageiros que circulam no local, a unidade também atende os moradores de outras seis cidades da região: Confins, São José da Lapa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Matozinhos.

São oferecidos os serviços de emissão de carteira de identidade (1ª e 2ª vias), emissão de atestado de antecedentes criminais, emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), atendimentos referentes a habilitação e trânsito, acesso à conta gov.br e recadastramento de servidores inativos. A equipe da UAI realiza, ainda, atendimento via Fale Conosco e Protocolo Digital do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). No mês de maio, foram respondiaddas 2.200 demandas de forma virtual.

"A UAI é mais uma opção ao cidadão mineiro, melhorando a acessibilidade dos usuários e ampliando a rede de atendimento com funcionamento aos sábados. Essa parceria com a BH Airport demonstra a força da cooperação entre diferentes setores da sociedade. Ao compartilhar recursos e conhecimentos, a sociedade ganha com mais um ponto de atendimento para todo o Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte", destacou o secretário adjunto da Seplag-MG, Luis Otávio Milagre de Assis.

Os agendamentos dos serviços prestados na UAI Aeroporto são gratuitos e devem ser realizados previamente nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG (mg.gov.br), aplicativo MG App ou terminal de autoatendimento localizado na unidade. Os atendimentos são realizados de segunda à sábado, das 7h às 19h.

Uai Compartilha

O superintendente Central de Canais de Atendimento da Seplag-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, reforçou o desejo de expandir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos por meio de parcerias com municípios. “Queremos replicar esse caso de sucesso por todo o estado, buscar novas parcerias e ampliar o alcance da UAI nos municípios mineiros. A nossa meta é cada vez mais reduzir as distâncias para os cidadãos acessarem os serviços públicos de forma centralizada, como é disponibilizado nas UAIs”, afirmou.

Além da UAI Aeroporto, o Governo de Minas já implantou outras sete unidades de atendimento por meio do Programa UAI Compartilha. As novas UAIs foram instaladas em Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios, Campo Florido, Engenheiro Navarro e Araxá.

O programa fez com que o número de UAIs em Minas Gerais passasse de 31 para 39. A Seplag-MG possui convênios assinados com outros 25 municípios para a implantação do serviço, além de 15 peticionamentos ativos.

Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Saiba mais clicando aqui.