Governo de Minas Gerais realizará primeira capacitação sobre racionamento para prefeituras

Evento executado por meio da Agência Reguladora de Saneamento de MG ocorrerá, na próxima segunda-feira (26/3), com participação de diversas cidades na experiência inicial

  • ícone de compartilhamento

Com o objetivo de orientar as prefeituras mineiras sobre questões relacionadas ao racionamento de água, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) promoverá, na próxima segunda-feira (26/3), a primeira “Capacitação sobre a Gestão de Eventos de Escassez Hídrica”.

O evento será realizado por videoconferência a partir da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e os participantes se reunirão na unidade da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec) de Ubá, no Território Mata.

Para essa primeira experiência, foram convidados os seguintes municípios: Ubá, Rodeiro, Astolfo Dutra, Palma, Miraí, Visconde do Rio Branco, Miradouro, Coimbra, Paula Cândido, Teixeiras, Ervália, Guidoval, Guiricema, Cipotânea, Piraúba, Dona Euzébia, Cataguases, Santana dos Cataguases.

A ideia de promover a capacitação, segundo o gerente de Fiscalização Operacional da Agência, Henrique Barcelos, surgiu da necessidade de se buscar uma melhor atuação junto aos municípios que sofrem com a escassez hídrica.

“Notamos que há um hiato entre a elaboração do plano de racionamento feito pelos prestadores de serviço de saneamento regulados e as ações que efetivamente são realizadas nas localidades sem água”, explica.

Segundo Henrique, muitas vezes as empresas enviam um documento padrão com as medidas a serem tomadas nos casos de escassez hídrica, mas que não refletem a realidade da população que está sendo atingida pelo problema. “Por isso resolvemos mudar a estratégia e orientar os representantes das prefeituras para que eles mesmos possam saber dos seus direitos e deveres quanto à situação”, completa.

Acesso à informação

Para auxiliar os servidores municipais, a Arsae-MG criou uma Cartilha sobre Racionamento contendo os passos que podem ser realizados mesmo sem a presença da Agência em campo.

Além disso, para agilizar o processo, facilitar o acesso e atingir o maior número de prefeituras em um espaço menor de tempo, foi efetivada uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), que disponibilizou a estrutura das Uaitecs em todo o estado.

“Vamos orientar os municípios por meio de videoconferência, otimizando os recursos e a estrutura disponíveis no Governo de Minas Gerais. Esperamos, com isso, melhorar a relação entre prestadores, prefeituras e população, instruindo os municípios a serem mais atuantes e para que os problemas possam ser prevenidos - e não apenas apontados e fiscalizados”, conclui.

A Arsae-MG é responsável por regular e fiscalizar a Copasa, a Copanor, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) de Juiz de Fora e os Serviços Autônomo de Água e Esgoto (Saaes) de Itabira e Passos.

Serviço:

Data: 26/3/2018 (segunda-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Uaitec – Ubá
Endereço: Avenida Olegário Maciel, 1427, Industrial - Ubá (MG)

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

Telefone: (31) 3915-8130 / 8138 / 8139



Últimas