Governo de Minas Gerais realiza a edição piloto da iniciativa #vempassarinharMG

A passarinhada, como é chamada pelos observadores, inclui caminhadas pelas trilhas da unidade de conservação e convidados especiais para palestras temáticas

imagem de destaque
Ainda em 2017, está prevista a realização de quatro “passarinhadas” em Minas Gerais
  • ícone de compartilhamento

Com o objetivo de fomentar a visitação nos Parques Naturais de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ecoavis e as empresas  DestinosMG e  Maritaca Expeditions, realiza a ação inaugural  do projeto #vempassarinharMG. A ação acontece nesta sexta-feira (4/8), no Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte.

A passarinhada, como é chamada pelos observadores, inclui caminhadas pelas trilhas da unidade de conservação e a presença de um convidado especial para ministrar uma palestra intitulada “Papo de Passarinho”, visando promover a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats.

Segundo o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, o projeto é uma ferramenta positiva para atrair um público diferenciado para a prática de observação de aves que segue em expansão. “O projeto atrai observadores de outros estados brasileiros e muitos adeptos de outros países, como Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Vamos aproveitar a oportunidade e apresentar Minas Gerais e seus inúmeros atrativos”.

O diretor-geral do IEF, João Paulo Sarmento, ressalta que a atividade aproxima as pessoas das unidades de conservação, que precisam ser mais conhecidas do grande público. “O Parque Estadual Serra Verde está em Belo Horizonte, é de fácil acesso e de grande importância na conservação dos recursos naturais da capital”, afirma.

Ainda em 2017, está prevista a realização de quatro “passarinhadas” em Minas Gerais, sendo elas, no Circuito Villas e Fazendas, Parque Nacional Serra do Cipó, Parque Estadual do Rio Doce e Parque Estadual do Itacolomi.

Programação da ação inaugural:

6h50: Encontro do grupo na sede do Parque - Rua Cavalariça, 74 - Bairro Serra Verde – Belo Horizonte
7h: Início das atividades
10h: Papo de Passarinho
10h20: Lanche coletivo
11h: Encerramento e retorno para sede do Parque

Inscrições para a ação inaugural:
E-mail comercial@turismo.mg.gov.br e do telefone (31) 3915-9481.

#vempassarinharMG

A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, onde a cada ano mais pessoas se encantam ao encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa ou num parque natural. Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies. Com mais de 1.900 espécies, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes.

Em Minas Gerais não poderia ser diferente: diante de um Estado rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, possui relevo acidentado, onde encontramos mais de 40% das espécies de aves registradas no país.

Informações e inscrições pelo e-mail vempassarinharmg@gmail.com e pelo www.turismo.mg.gov.br/vempassarinharmg

Calendário 2017:


#vempassarinharMG no Circuito Villas e Fazendas
sábado, 26 de agosto, às 7h - Santana dos Montes/MG

#vempassarinharMG no Parque Nacional Serra do Cipó
sábado, 9 de setembro, às 7h - Jaboticatubas/MG

#vempassarinharMG no Parque Estadual do Rio Doce
sábado, 21 de outubro, às 7h - Marliéria/MG

#vempassarinharMG no Parque Estadual do Itacolomi
sábado, 18 de novembro, às 7h - Ouro Preto/MG



Últimas