Governo de Minas Gerais leva telefonia móvel e internet para a Lapinha

Distrito do município de Lagoa Santa foi contemplado pelo programa Minas Comunica II

  • ícone de compartilhamento

O Minas Comunica II, programa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) que garante o acesso à telefonia móvel e à internet no interior do estado, acaba de chegar ao distrito de Lapinha, do município de Lagoa Santa. A partir de agora, o distrito conta com antena de transmissão e sinal ativo de telefonia celular com tecnologia 3G, promovendo o desenvolvimento local e a inclusão digital da população.

Ao todo, 683 distritos mineiros já foram contemplados pelo programa. A previsão é que 707 sejam atendidos até março de 2020.

O superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz, destaca a execução do programa. “Atualmente estamos com mais de 95% de execução do Minas Comunica II, atendendo diretamente uma população acima de um milhão de pessoas. Estamos em fase final de conseguir os licenciamentos necessários para finalizar o programa”.

Vanderson Luiz Lana, morador de Lapinha, comemorou a chegada do novo sistema de telecomunicação e ressalta a importância da iniciativa. “A dificuldade de comunicação influenciava negativamente o comércio local. Por se tratar de uma região turística, também existia uma demanda dos turistas para agendar reservas, localizar e se comunicar com as pousadas. Agora esse processo vai ficar mais fácil e os comerciantes poderão também receber pagamentos via cartão”, explicou.

Segundo Vanderson, os moradores do distrito já tinham grande expectativa pela tecnologia. “Nós ficávamos dias sem nenhum acesso, totalmente incomunicáveis, mesmo estando tão próximos da capital. Já aconteceu de um morador vaqueiro precisar de socorro e, mesmo com celular no bolso, não conseguir entrar em contato com ninguém”.

Além do desenvolvimento econômico e da facilidade de comunicação, com o acesso à internet, a população conquista outros benefícios, como entretenimento, pagamento de contas, realização de pesquisas e acesso a serviços disponíveis on-line.



Últimas