Governo de Minas envia Portfólio de Projetos 2023 para atração de recursos junto aos parlamentares federais da bancada mineira 

Documento é enviado anualmente. O de 2023 busca atrair investimentos de emendas federais para executar 347 projetos apresentados 

  • ícone de compartilhamento

Governo de Minas enviou, nessa segunda-feira (5/9), o Portfólio de Projetos 2023 para a bancada federal mineira. O documento tem foco no desenvolvimento de Minas Gerais e busca atrair recursos de emendas parlamentares para execução de 347 projetos, entre os quais 77 são considerados prioritários. As propostas se destinam a diversas regiões do estado e somam cerca de R$ 4,6 bilhões. 

O Portfólio de Projetos é uma ferramenta que busca a captação de recursos de emendas parlamentares federais, individuais e de bancada. Com ele, os deputados federais e senadores conhecem as principais demandas de financiamento de políticas públicas sob responsabilidade do estado e, a partir disso, podem alinhar suas prioridades com as do governo. 

“São 77 projetos prioritários que abarcam as áreas da Agricultura, Cultura, Infraestrutura, Defesa Civil, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Educação, Meio Ambiente, Planejamento e Gestão, Saúde e Segurança Pública, com grande foco para projetos que envolvem o combate aos desastres das chuvas, como, por exemplo, os projetos de recuperação de infraestrutura rodoviária”, explica Luísa Barreto, secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), pasta responsável pela elaboração do material. 

Entrega à bancada mineira 

Segundo Caroliny Miranda, diretora Central de Gestão de Convênios de Entrada (DCGCE) da Seplag-MG, o material foi entregue por meio de e-mails para os parlamentares e seus assessores. 

“Após a entrega, a ideia é que sejam realizadas agendas com os parlamentares, para debater sobre os projetos e temas, tais como aquisição de equipamentos para agricultores familiares; convivência com a seca, por meio de instalação de cisternas; obras de pontes, pavimentações e de infraestrutura em diversas rodovias, entre outros. Qualquer um dos 347 projetos prioritários poderá ser negociado”, afirma a diretora. 

Consolidação 

A preparação do Portfólio de Projetos envolve diversas áreas do Governo de Minas, sendo os órgãos e entidades responsáveis pela indicação e desenho dos projetos. À Seplag-MG cabe coordenar os processos de seleção, confecção, revisão e priorização dos projetos junto aos órgãos e entidades estaduais, bem como a elaboração final do documento. 

Na Seplag-MG, a responsabilidade por todo o processo fica com a DCGCE, vinculada à Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (Splor), com apoio do Comitê de Captação de Recursos e Parcerias. 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 

 



Últimas