Governo de Minas entrega kits de atendimento para coordenadorias regionais e escritórios do IMA

Valor total investido é de mais de R$ 45 milhões

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou kits de atendimento ao público para 21 coordenadorias regionais e 186 escritórios seccionais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

Em 2019, o IMA apresentou ao governo o Projeto Defesa Agropecuária Eficiente, que teve como objetivo modernizar a defesa agropecuária de Minas Gerais, aprimorando e direcionando as atividades de fiscalização por meio da geração de informações qualificadas acerca das propriedades e áreas que apresentem maior risco de incidência de doenças.

Este importante trabalho garante a manutenção do status sanitário do estado como livre de doenças e, para as que ainda não foram erradicadas, proporciona o avanço nos programas de controle.

Os kits são compostos por veículos e equipamentos de informática (tablet, computador e notebook). Ao todo, foram investidos mais de R$ 45 milhões.

Diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes informa que os aportes fazem parte do cumprimento de ações acordadas com o Governo de Minas no Projeto Defesa Agropecuária Eficiente.

“O investimento proporcionou a aquisição nos anos de 2021, 2022 e 2023 dos kts (veículos, tablets, notebooks e computadores), assim como melhorias estruturais das unidades descentralizadas, aquisição de itens de mobiliário, aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, entre outros.

O projeto tem o objetivo adequar as unidades para que sejam executadas pela autarquia as políticas públicas de defesa sanitária do estado, com maior conforto ao público e aos servidores, resultando em um atendimento com maior agilidade, segurança e eficiência, protegendo nossos rebanhos de riscos sanitários e seus enormes prejuízos financeiros, o que garante a oferta de alimentos seguros e próprios ao consumo”, disse o diretor-geral.

Paralelamente a isso, e seguindo as diretrizes do Governo de Minas, o IMA buscou simplificação, desburocratização e automação dos processos internos e de prestação de serviços, criando um ambiente atrativo a novos negócios, aliados à racionalização dos recursos públicos.

A retirada da vacinação contra a febre aftosa no estado de Minas Gerais, status conquistado e autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) após o cumprimento de ações delineadas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), marca a entrada de uma nova fase para a pecuária mineira.

“Essa conquista somente foi possível em decorrência dos vultosos investimentos no IMA, realizados pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Defesa Agropecuária Eficiente. A importância deste investimento tem um olhar no futuro, pois a vitória precisa ser reconhecida sem, no entanto, ofuscar os desafios que ainda se apresentam. A partir da retirada da vacinação, teremos que nos preparar para os próximos desafios que identificamos, tais como a manutenção do status sanitário e o reconhecimento internacional do status, para possibilitar o acesso dos produtos mineiros aos exigentes mercados internacionais”, sinaliza Moraes.

Valor total investido no IMA pelo Governo de Minas: R$ 45.731.407,24

- Reparo das unidades descentralizadas – R$ 14.014.698,12

- Compra de 307 veículos (destes, 29 por meio de convênio com o Mapa) – R$ 20.844.200,00

- Mobiliários diversos para os escritórios – R$ 1.673.199,40