Governo de Minas e Cogemas se reúnem para discutir políticas de assistência social

Esta foi a primeira vez que o colegiado de gestores municipais foi recebido por um governador para abordagem conjunta de políticas estratégicas

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta quarta-feira (19/7), no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com a diretoria do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais (Cogemas-MG), biênio 2023-2025, para tratar da política de assistência social no Estado. Esta foi a primeira vez que um governador recebeu a entidade desde a sua fundação, em 1997.

A presidente do Cogemas e secretária de Desenvolvimento Social de Patos de Minas, Jorgiane Suelen de Sousa, explicou que a nova diretoria irá trabalhar em conjunto com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

“Sabemos que não alcançaremos bons resultados sem a unificação de esforços. O objetivo do colegiado é estreitar os laços para podermos fortalecer a política de assistência social para quem mais necessita”, afirmou. Na oportunidade, Jorgiane também entregou ao governador um ofício com todas as propostas e a forma como a diretoria irá trabalhar, até 2025, nas áreas de prevenção, emancipação e redução da criminalidade e da violência.

Aos participantes, o governador mencionou alguns avanços já realizados desde 2019, como a retomada do pagamento do piso da assistência social, o pagamento do benefício referente ao período em que foi suspenso – já quitado -, o reajuste do valor e retomada do pagamento do auxílio reciclagem. “É muito importante ter pessoas na linha de frente que entendem, conhecem as demandas e querem resolver. Tenho certeza de que todos que se encontram aqui estão empenhados para minimizar os problemas sociais em nosso estado”, disse.

Zema reforçou, também, que a estruturação de um plano para a assistência social é um objetivo fundamental do Governo do Estado. “Temos grandes desafios e já avançamos, mas queremos muito mais”, alertou.