Governo de Minas doa equipamentos para novas unidades da Uaitec

Materiais serão utilizados em cursos de capacitação profissional em quatro municípios do Norte de Minas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) disponibilizou 521 bens móveis aos municípios de Montes Claros, Guaraciama, Engenheiro Navarro e Francisco Dumont, no Norte do estado. Entre os materiais disponibilizados,  que totalizam mais de R$ 327 mil, estão cadeiras, mesas, bancadas, impressoras, telefones e computadores, que servirão de apoio no processo de inclusão digital e social nas novas unidades implementadas da Rede Uaitec.

De acordo com o diretor de Gestão das Unidades Tecnológicas da Sede, Henrique Vieira, os bens serão utilizados para a criação de unidades tecnológicas de capacitação profissional, inclusão digital e social no âmbito municipal e as prefeituras terão apoio da Sede por meio do projeto Uaitec.

“Como contrapartida, além de outras ações de capacitação por iniciativa do município no uso dos bens, a doação irá permitir que a política seja interiorizada e que os cursos do Portal Uaitec sejam ofertados para quem não possui computador e internet em casa”, explica o diretor.

Doações

Dos 521 bens móveis, a unidade de Montes Claros recebeu 268; Guaraciama, 83;  Engenheiro Navarro, 85; e, por fim, Francisco Dumont também recebeu 85. A previsão de finalização da montagem é de até o fim deste mês.

A ação faz parte da frente de regularização patrimonial em que as diretorias de Gestão das Unidades Tecnológicas e de Patrimônio, Logística e Manutenção da Sede estão atuando desde 2020.

Uma das metas da regularização é a doação de 13.617 bens da Fapemig até setembro deste ano. Destes, 48% já foram efetivamente doados (6.490 bens). Ainda, dos 13.617 bens, 8.042 já estão nas Uaitecs, desde a implantação e inauguração das unidades, e os demais também serão doados para os municípios.