Governo de Minas celebra adesão de municípios do Vale do Mucuri ao programa Minas Livre Para Crescer

Ao todo, 380 cidades já assinaram o decreto de liberdade econômica; marca representa 43% do estado

Marco Evangelista / Imprensa MG

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, participou, na tarde desta segunda-feira (31/7), do ato solene de assinatura dos decretos municipais de Liberdade Econômica de 16 municípios da microrregião do Vale do Mucuri.

A cerimônia em Teófilo Otoni contou com a participação do subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Lucas Pitta, da equipe do Minas Livre para Crescer, presidentes das associações, prefeitos municipais e demais autoridades locais. Além de líderes de entidades e presidentes de associações e câmaras lojistas.

Durante discurso, Professor Mateus lembrou os problemas que o Estado enfrentou desde o início da primeira gestão e apresentou soluções para o futuro de Minas Gerais. O vice-governador também mostrou satisfação ao ver os municípios assinando o decreto de liberdade econômica e explicou detalhes do programa.

“Para nós é uma satisfação ver vários municípios mineiros implantando o programa Minas Livre Para Crescer. A iniciativa funciona como mecanismo de simplificação das licenças para atividades de baixo impacto. Isso faz com que o pequeno e médio empresário tenha condição de abrir o seu negócio sem precisar ficar esperando em fila de alvará, sem ter que se submeter a dificuldades burocráticas”, disse.

O subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo da Sede-MG, Lucas Pitta, detalhou o programa Minas Livre Para Crescer, idealizado para facilitar o trabalho de microempresários do estado.

“Esse programa retira o excesso de burocracias prejudiciais. Estamos trazendo essa nova cultura da liberdade econômica. Com essas assinaturas, nós vamos conseguir deixar Minas Gerais cada vez mais livre. Nosso sonho é que os 853 municípios do estado sejam adeptos do programa Minas Livre Para Crescer”, ressaltou.

Os municípios que vão proceder à assinatura simbólica são Campanário, Catuji, Frei Gaspar, Itaipé, Machacalis, Malacacheta, Nanuque, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Poté, Santa Helena de Minas e Serra dos Aimorés, Carlos Chagas, Franciscópolis, Novo Cruzeiro e Itambacuri.

Ao todo, 380 municípios mineiros já pactuaram com os princípios da liberdade econômica e, com isso, têm avançado em uma nova etapa de desburocratização de negócios e ampliação de mercado. A marca representa um total de 43% do estado.

Minas Livre Para Crescer

O Minas Livre Para Crescer é um programa promovido pelo Governo do Estado, por meio da Sede, e tem por objetivo tornar Minas Gerais o estado mais livre para se empreender no Brasil, promovendo mais competitividade e atrativos para se investir, propiciando crescimento econômico e maior geração de emprego e renda.

Marco Evangelista / Imprensa MG

O programa auxilia os municípios mineiros durante todo o processo para instituir a Lei de Liberdade Econômica em âmbito municipal, em consonância à aplicação das diretrizes federal e estadual.

Com foco na desburocratização, a iniciativa também conta com o apoio de empreendedores e entidades parceiras na identificação de normas e medidas que podem ser modificadas para a melhoria do ambiente de negócios.

Encontro com lideranças

Ainda em Teófilo Otoni, professor Mateus encontrou alguns prefeitos da região. Durante a conversa, o vice-governador ouviu demandas, em busca de constatar, na ponta, os problemas que os municípios sofrem. À noite, Professor Mateus se reuniu com lideranças religiosas da cidade.