Governo de Minas avança na centralização das compras públicas

Seplag destaca diálogo, colaboração e transparência no processo de implantação do Centro de Compras Compartilhadas

O Governo de Minas Gerais deu um salto, em 2020, no processo de centralização das compras públicas estaduais. Durante o ano, foi conduzida a execução do Projeto Centro de Compras Compartilhadas (CCC), que propõe reduzir duplicidade de procedimentos, dar mais agilidade no atendimento, gerar mais economia e, assim, contribuir para o aprimoramento na prestação dos serviços públicos do Estado.

Em fase de desenvolvimento por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o projeto CCC está em fase de desenvolvimento. A apresentação oficial aos servidores ocorreu por meio de eventos virtuais realizados pela Seplag em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP). Nesses encontros foi possível discutir, solucionar dúvidas e trocar experiências sobre o processo de centralização.

O subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados, Rodrigo Ferreira Matias, destaca diálogo, colaboração e transparência no processo de execução do projeto. “Estamos buscando uma construção colaborativa, sempre pautada em estudos técnicos, para ampliar a eficiência das compras e melhorar a qualidade do gasto público no Estado”, observa.

Outra novidade lançada em 2020, também como parte do projeto CCC, foi o Banco de Talentos em Compras Públicas, para mapear os profissionais que atuam na área no Executivo estadual. Cerca de 900 servidores do Estado preencheram o formulário.

“Com esse material será possível identificar o perfil da força de trabalho responsável pelas compras públicas estaduais e suas necessidades e demandas de capacitação”, ressalta uma das coordenadoras do projeto, Virgínia Bracarense.

Próximas fases

A equipe do Projeto CCC, com apoio dos órgãos e entidades, está analisando o escopo de atuação de uma futura unidade de compras. “A partir de uma análise conjunta, a definição dos materiais e serviços que serão centralizados será feita com mais assertividade”, destaca Virgínia.

A expectativa é de que a futura unidade de compras inicie suas operações no primeiro semestre de 2021. Para isso, as próximas etapas de composição da força de trabalho, definição dos processos e sistemas de trabalho, estrutura organizacional, capacitação, entre outras, estão em elaboração e também serão objeto de diálogo com as instituições.

O Projeto CCC está dentro das diretrizes estratégicas estabelecidas pelo Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) de 2019 a 2030, que determina a potencialização da abrangência e eficácia dos serviços compartilhados.