Governo de Minas acompanha reivindicações dos atingidos por Barragem em Brumadinho

Associação de moradores ressalta que o Estado tem atendido prontamente o pedido da comunidade para participar das decisões

  • ícone de compartilhamento

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) acompanhou a reunião de moradores de comunidades atingidas pelo rompimento da barragem B1 Mina do Feijão, em Brumadinho, ontem (5/2), com representantes da empresa Vale, no Parque da Cachoeira. O encontro foi solicitado pela população para apresentar reivindicações mais urgentes à mineradora. Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Parque da Cachoeira, Adilson Charles Souza, três encontros já foram realizados.

Adilson ressaltou que o governador de Minas, Romeu Zema, atendeu prontamente o pedido da comunidade de permitir que a comissão de moradores participe das decisões do Governo com outros órgãos. "Conversamos com o governador, durante a visita dele.  Ele atendeu a nossa reivindicação. Já estivemos reunidos com os representantes do Governo. É importante porque nós é quem sabemos das nossas necessidades", relatou.

Segundo o presidente da Associação, a Cedec também tem atendido efetivamente as solicitações.  Além de acompanhar as reuniões, a Defesa Civil está presente nos sete postos de atendimentos instalados nas proximidades dos locais mais prejudicados, desde o dia 26 de janeiro. Os profissionais envolvidos na ação verificam, diariamente, as demandas da população atingida para que seja dado o encaminhamento imediato aos órgãos competentes.

A tenente-coronel Karla Oliveira Morais (Cedec) faz parte da equipe que presta esse apoio diário. Ela lembra que a articulação é feita tanto com os órgãos estaduais, quanto com os municipais. “Verificamos, por exemplo, se as pessoas que necessitam estão tendo o devido acompanhamento psicológico. Toda articulação é feita para que possamos ajudá-las a superar esse momento triste e de crise”, ressalta a tenente-coronel.



Últimas