Governo de Minas acompanha desempenho do Trilhas de Futuro em escola do Serro 

Iniciativa estadual  que contribui para a formação de jovens para o mercado de trabalho atrai centenas de alunos para as salas de aula 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema acompanhou uma aula de curso do Trilhas de Futuro na escola técnica Ymbalo,  no Serro, região do Jequitinhonha, nesta segunda-feira (4/12). 

A unidade oferece cursos técnicos em segurança do trabalho, enfermagem e edificações e soma 550 estudantes já matriculados no programa criado pelo Governo de Minas, sendo 260 formados.

Uma das escolas referência do programa no estado, a Ymbalo tem turmas do Trilhas de Futuro no período noturno, até para facilitar a rotina de jovens que já estão inseridos no mercado de trabalho. 

“Fico muito satisfeito por estar aqui nessa escola que possui excelentes números. Tenho certeza de que é um dos maiores sucessos do Trilhas de Futuro no estado. Até o final do ano que vem, mais de 1,3 mil alunos serão formados aqui”, disse Zema para a platéia formada por dezenas de jovens.

Zema contou a história da sua vida até chegar ao cargo de governador eleito e reeleito em Minas Gerais e atraiu a atenção dos participantes com dicas sobre esforço e empenho para buscar realização profissional. Após a palestra, ele ainda respondeu a perguntas dos alunos da escola.

Avanços  

Maior projeto de formação profissional já desenvolvido em Minas Gerais, o Trilhas de Futuro tem mudado a vida de milhares de jovens por meio da disponibilidade de cursos de formações técnica profissional que capacitam para emprego e renda. 

O prefeito do município do Serro, Epaminondas Miranda, agradeceu ao governador por criar oportunidade para os jovens da região por meio do Trilhas de Futuro. 

Miranda afirmou que, hoje, o município do Serro não perde os jovens para outras cidades pois eles têm acesso à capacitação gratuita e saem da escola já para ocupar vagas como técnicos formados. "Eles optam por ficar na cidade devido à formação adquirida por meio do programa", destacou.. 

“Eu só tenho a agradecer ao governador. Zema está transformando nossa região, por meio desse programa maravilhoso. Nossos alunos hoje estudam na nossa cidade, muito deles não teriam condições de estudar, eles permanecem na nossa região e vão mudar toda a região com conhecimento. Esse programa realmente é muito diferenciado”, avaliou o prefeito.

Além de estudantes do Serro, a escola Ymbalo recebe jovens de outros municípios, como Alvorada de Minas, Rio Vermelho e Itambé do Mato Dentro. 

“É uma honra muito grande estar aqui e fazer parte direta dos sonhos das pessoas. Eu só tenho a agradecer ao governador Romeu Zema por acreditar nas empresas privadas. A escola Ymbalo era um sonho, agora é uma máquina de fazer sonhos. Hoje, a gente acha alunos formados da escola em hospitais, mineradoras e até outros estados do Brasil. Isso se dá graças ao programa Trilhas de Futuro”, pontuou o diretor-geral da Escola Técnica Ymbalo, Valdir Cunha. 

Iniciativas

Desde o lançamento do Trilhas de Futuro, em 2021, o Governo de Minas já investiu mais de R$ 1 bilhão.

O Governo de Minas também promove a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio do programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).

Lideranças

Ainda no município do Serro, o governador Romeu Zema se encontrou com o prefeito e lideranças locais. 

Em ruas da cidade, Zema tomou um café e ouviu demandas dos presentes, aproveitando para estar mais próximo à realidade da população e conhecer mais o município. 
 



Últimas