Governo capacita gestores de tecnologia da informação e comunicação para transformação digital dos serviços públicos

Em Minas Gerais, 80% das etapas dos serviços prestados pelo governo são digitais

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A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) reuniu, na terça-feira (19/9), cerca de 50 gestores da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) que atuam em 30 órgãos e entidades do Governo de Minas. O objetivo foi capacitar os profissionais, oferecendo conhecimentos, ferramentas e subsídios para fomentar uma estratégia e um planejamento direcionados para a aceleração da transformação digital no Estado.

Neste mês, a Seplag-MG, em parceria com os órgãos e entidades, elevou o Índice de Transformação Digital dos serviços públicos para 80%, o que significa que 80% das etapas que compõem os serviços prestados pelo Estado são realizadas de forma digital. O dado era de 48% em 2018.

Essa capacitação dos gestores de TIC foi a primeira de uma série de quatro que serão realizadas ainda este ano, focadas em assuntos relativos à tecnologia e à transformação digital. Serão abordados temas como soluções de transformação digital, carteira nacional de identificação, inteligência artificial e automação e estratégia nacional de governo digital.

O treinamento foi realizado na Fundação João Pinheiro (FJP) e contou com uma palestra sobre estratégia e liderança, ministrada pelo servidor público aposentado do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e atual consultor de inovação e estratégia, Tadeu Barreto Guimarães.

“Com os encontros, esperamos buscar mais alinhamento e sinergia entre os gestores, além da proposição de um produto concreto que é a elaboração de Planos Setoriais de Transformação Digital para cada instituição do Estado. Os planos irão melhorar os serviços prestados por cada órgão, no intuito de acelerar a transformação digital e deixar clara a importância de ações prioritárias que devem ser alinhadas com a alta gestão”, afirmou o superintendente Central de Governança Eletrônica da Seplag-MG, Fabrício Salum.

De acordo com o superintendente, o foco será em cinco eixos: Transformação Digital; Infraestrutura e serviços; Sistema e dados; Segurança da informação; e Acesso à informação, participação e controle social.

Estratégia de TIC

A estratégia de TIC do Governo de Minas para 2023, aprovada em maio pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), estabelece diretrizes e boas práticas a serem aplicadas pelos órgãos e entidades para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população, por meio da otimização de recursos e da adoção de tecnologias inovadoras nos processos governamentais.

A estratégia é revista anualmente pela Seplag-MG e repassada para toda a administração estadual. Nela, são propostas ações voltadas para o incremento da economia digital em Minas, para a implementação de sistemas integrados de gestão, para a ampliação do acesso à internet em regiões de baixo desenvolvimento, além de diretrizes voltadas para as contratações de TIC, tendo em vista a implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (GT-NLLC) no Estado, entre outras iniciativas.

Transformação digital

O Estado disponibiliza, atualmente, 1.204 serviços no Portal MG. Cada serviço possui etapas específicas de realização e, juntos, eles somam 3.059 etapas, sendo 944 de autosserviço – o cidadão consegue realizar sem acionar diretamente o órgão responsável – e 1.773 digitais – o cidadão não precisa comparecer presencialmente, mas interage com um atendente em formato virtual.

Ao todo, desde 2019, foram 211 serviços simplificados para os cidadãos, 228 serviços transformados digitalmente e 54 canais de atendimento. Anteriormente, para realizar serviços como emissão de atestado de antecedentes e alteração de endereço de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o cidadão precisava se deslocar até uma unidade de atendimento do Estado. Hoje, esses serviços podem ser resolvidos digitalmente e sem necessidade de agendamento.



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