Governo busca projetos para estruturar Centro Tecnológico de Capacidades Avançadas

Chamamento público para propostas de implantação e operação do CTCA recebe inscrições até 10 de agosto

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), publicou edital de chamamento público para obtenção de estudos, levantamentos e propostas para implantação e operação do Centro Tecnológico de Capacidades Avançadas (CTCA), localizado no município de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Estado espera receber os estudos de modelagem de engenharia e arquitetura, operacional, econômico-financeira e jurídica. A estruturação de parceria com a iniciativa privada tem como objetivo tornar a implantação e gestão do CTCA mais eficientes.

Podem apresentar a documentação de habilitação para o chamamento pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiras, individualmente ou em grupo, que preencham os requisitos de participação previstos no edital.

Os documentos de habilitação deverão ser entregues à Sede, mediante protocolo, até o dia 10 de agosto de 2020. Para saber mais, clique aqui.

Composição

O superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais da Sede, Frederico Amaral, explica que o novo formato proposto para o CTCA é de flexibilidade. “O Governo de Minas propõe uma modelagem de empreendimento de uso misto, na qual o empreendedor pode ter não somente empresas de base tecnológicas, como também empreendimentos comerciais, como shoppings, hotéis, por exemplo”, esclarece.

O desenvolvimento desse projeto é fundamental para que o governo estadual possa estimular ainda mais a diversificação econômica. A proposta também tem como propósito integrar o estado em setores de maior valor agregado e de alta tecnologia, que dependem de uma integração logística elevada e que sejam inseridos na economia 4.0.

A localização do CTCA, muito próxima ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, faz o projeto ter sinergia com o Aeroporto Industrial que, por ser uma zona alfandegada, necessita de serviços próximos ao aeroporto.

“O Centro Tecnológico de Capacidades Avançadas pode ser uma área de produção, de desenvolvimento de pesquisa, de desenvolvimento de produtos. Por isto, a proposta de integrar Minas Gerais na economia 4.0 competitiva, a partir da geração de conhecimento, inovação e criando um ambiente de negócios para instalação dessas empresas”, explica Amaral, garantindo já existir serviços avançados de logística na área.

Diversificação

A proposta é que os projetos partam de um planejamento de longo prazo feito pelo Estado - o Master Plan Econômico, que busca fomentar a diversificação da economia. Setores como aeroespacial, defesa, tecnologia da informação, eletroeletrônico, ciências da vida e fármacos já foram identificados como de grande potencial para a região.



Últimas