Governo amplia projeto Rede de Queimados

Inauguração de centro no Sul de Minas deixa atendimento mais próximo à população

SES-MG/Divulgação

O Centro de Tratamento de Queimados da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, no Sul do estado, foi inaugurado nessa segunda-feira (13/2). O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti,  esteve na unidade, que passa a fazer parte da Rede Estadual de Queimados e vai atender pacientes dos 27 municípios da área da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos.

O Centro de Queimados da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso foi credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no final do ano passado para atender pacientes com queimaduras tipo dois, ou seja, de segundo grau com até 20% de superfície corporal queimada (SCQ) e de terceiro grau, com até 10% de SCQ.

"Esse hospital faz parte da Rede de Queimados do Estado de Minas Gerais, que está sendo estabelecida para que a gente consiga levar o tratamento a todas as regiões do estado, que hoje dependem muito do Hospital João XXIII. Há um financiamento específico do Governo de Minas Gerais e, a partir daí, a gente vai precisar deslocar menos as pessoas, tratando quase todos os casos perto de casa”, disse Fábio Baccheretti.

Leitos

Segundo a superintendente regional de Saúde de Passos, Kátia Gonçalves, o Centro de Tratamento de Queimados da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso conta com leitos de enfermaria e, futuramente, terá leitos em Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo referência para o atendimento de todos os casos envolvendo queimaduras na macrorregião de Saúde Sul. “A unidade conta também com uma equipe experiente e capacitada para atender diversos casos que dão entrada na instituição incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos”, destacou.

O provedor do hospital, Fernando Alvarenga, disse que por ser uma região distante da capital, Belo Horizonte, onde fica a referência estadual para tratamento de queimados – Hospital João XXIII –, o Centro de Tratamento de Queimados da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso passou a ser fundamental para que os pacientes pudessem se tratar mais perto de casa.

“E isso não é uma ação solitária, é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde, do município e da Santa Casa. Todos envolvidos para realizar”, ressaltou o provedor.

Assistência

A gerente do projeto da Linha de Cuidado e Assistência ao Paciente Queimado, Fernanda Galantini, explica que a Rede de Queimados faz parte dos projetos prioritários da SES-MG, por meio da Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde (Subpas) em parceria com a Subsecretaria de Gestão Regional (Subreg), e visa enfrentar o problema de assistência na saúde pública ao paciente queimado.

Em Minas Gerais, são apenas três os centros habilitados pelo Ministério da Saúde para esse tipo de atendimento, em Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros, levando os pacientes a se deslocarem longas distâncias para se tratar. “Diante disso, nós iniciamos esse projeto para ampliar o acesso e também a rede como um todo, dando assistência a esse tipo de paciente”, disse Fernanda Galantini.

O projeto passou a ser executado com diretrizes de estruturação estabelecidas por deliberações e resoluções, contemplando três tipos de tratamento de queimados no âmbito estadual e credenciamento de mais hospitais, como a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, com co-financiamento diferenciado.

“Além disso, nós teremos algumas ações futuras. Elas incluem cursos de capacitação relacionados a toda a rede que se insere nessa assistência ao paciente queimado, bem como estamos também com uma iniciativa de fomento a ações de prevenção”, disse a gerente do projeto.