Governadores do Cosud discutem a revisão da fórmula de cálculo dos juros da dívida com a União

Elevado crescimento do débito compromete a capacidade de investimentos dos estados

O governador em exercício de Minas Gerais, Professor Mateus, e os demais governadores das regiões Sudeste e Sul, participaram, nesta quinta-feira (8/11), em Brasília, de audiência com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir um desafio comum, que é o endividamento público, sobretudo impactado pela taxa de juros cobrada pela União.

Professor Mateus afirmou que o ministro se mostrou sensível ao problema e que, a partir de agora, os estados que formam o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) estão inaugurando um novo de momento de negociação para resolver um empecilho histórico na estrutura da dívida.

“No nosso entendimento, a dívida cobrada pelo Governo Federal é 15% maior em função de uma forma de cálculo dos juros praticados atualmente. Também discutimos os juros que poderão ser praticados daqui para frente”, explicou.

De acordo com o governador em exercício, o ministro assumiu o compromisso de realizar, no primeiro trimestre de 2024, uma série de agendas técnicas para que se possa avançar em busca da revisão das taxas praticadas, o que traria um grande alívio para o RRF.

Ele lembrou também que as dívidas têm crescido mais que a economia dos estados, elevando a representatividade do passivo dentro dos orçamentos. “Isso comprime a nossa capacidade de investimento, inviabilizando muitas vezes melhorias importantes, como na infraestrutura”, alertou Professor Mateus.