Governador visita 92ª Semana do Fazendeiro da UFV

Evento tradicional retorna ao formato presencial em 2022; mulheres rurais da região receberam o chefe do executivo estadual em Viçosa

Crédito: Governo de Minas

O governador Romeu Zema visitou, na quarta-feira (17/8), a 92ª Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata.

Apesar de contar com 123 expositores, leilões, espaços para negócios e atividades culturais, o foco da tradicional Semana do Fazendeiro é o compartilhamento de informações entre a academia e os agricultores da região, por meio da extensão rural. Para isso, há uma ampla lista de cursos e oficinas oferecidos aos produtores e demais profissionais do campo interessados em aprimorar práticas de trabalho.

Em sua passagem pelos estandes da feira, Zema ressaltou a importância das instituições de ensino superior para os avanços na geração de empregos qualificados e renda em Minas Gerais. “Não à toa, o governo do estado está enviando mais de R$ 120 milhões para que a UFV possa fazer investimentos e melhorar ainda mais aquilo que dá certo. E ficamos felizes com os resultados. Nesta semana, a Federal de Viçosa e a de Minas Gerais foram reconhecidas entre as melhores universidades do mundo”, explicou.

O intercâmbio entre o conhecimento científico e aquele obtido na lida com as lavouras foi assinalado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes. “É uma permuta de saberes. Aqui é difundido o saber científico e tecnológico, o saber popular e o saber do dia a dia. O produtor vem para aprender, mas tem muito o que ensinar também”.

A organização estima um público de 4 mil pessoas por dia, durante todo o encontro, realizado de 13 a 19/8. A ocasião foi celebrada pelo reitor da UFV, Demetrius David da Silva, em especial pela volta do formato presencial, após dois anos suspenso em razão das medidas de prevenção à covid-19. “Esse é o maior evento que temos em Viçosa e em toda a região, já chegamos a receber 50 mil pessoas por dia no campus da UFV para participar das atividades da Semana do Fazendeiro. Trata-se de um momento muito especial, que mostra estarmos retornando à rotina da nossa instituição”, pontuou o reitor.

O reitor também agradeceu o empenho do Governo de Minas, especialmente durante e após os períodos mais críticos da pandemia, às instituições públicas de ensino superior no estado.

“O governador Romeu Zema tem tido uma sensibilidade muito grande para apoiar não só a UFV, mas as universidades federais em Minas Gerais. Sem ter nenhuma obrigação, porque o governo é estadual e nós somos instituições federais, ele aportou R$ 600 milhões nas 11 universidades federais do estado”, explicou Silva.

Mulheres rurais

Durante a visita à UFV, o governador de Minas foi recebido por agricultoras da região, participantes da 9ª Semana da Mulher Rural, iniciativa coordenada pela UFV em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e que compõe a programação oficial da Semana do Fazendeiro. Com o intuito de fortalecer a partilha de experiências e a atuação dessas trabalhadoras do campo, a Semana da Mulher Rural reuniu 300 participantes este ano, entre elas a produtora de café e leite em Viçosa, Neuza Maria Medeiros. “Sempre fizemos os eventos das mulheres rurais na minha casa, no Cascalho, e eu tenho participado de todas as Semanas do Fazendeiro desde então. Além de ser um espaço de lazer muito bom, onde a gente passeia, conhece pessoas, encontra amigas, aprendemos demais nos cursos. É só coisa boa”, concluiu.

Semana do Fazendeiro

A 92ª edição da tradicional Semana do Fazendeiro da UFV traz o tema "Plantar, Cuidar, Florescer: Sonhos, Conquistas, Vidas" e se estende até sexta-feira (19/8). Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, conta com 123 expositores, público aproximado de 4 mil pessoas por dia e oferta de diversas atividades de extensão rural, cultura e compartilhamento de saberes técnicos.

As instituições vinculadas à Seapa, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), estão presentes no evento, oferecendo cursos a produtores rurais, profissionais do campo e demais interessados.

Além disso, o resultado do 6º Torneio Leiteiro da região, realizado em parceria da Emater-MG com a UFV e a prefeitura municipal, será divulgado nesta quinta-feira (18/8), às 18h30, no estande da Porto Alegre, marca patrocinadora da disputa. Nesta edição, foram inscritos 29 agricultores, de nove municípios, com 85 animais.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.