Governador supervisiona obras de serviços para os mineiros no Alto Paranaíba

Melhorias em unidades de Saúde e pavimentação de vias foram vistoriadas, nesta sexta-feira (19/1), em diversas cidades

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, conferiu de perto o progresso de obras da região do Alto Paranaíba, nesta sexta-feira (19/1). Ele acompanhou o desenvolvimento de reformas, ampliações e construções de estruturas de saúde em que as prefeituras estão investindo recursos obtidos por meio do Acordo Judicial - firmado entre Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas (DPMG), em virtude dos danos provocados pelo rompimento das barragens da Vale S.A, em Brumadinho. A tragédia tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

O Hospital Municipal Conceição Palhares, na cidade de Tiros, é um exemplo. A unidade está sendo ampliada desde 2021, além de receber reforma no telhado e melhorias nas estruturas existentes. O governador de Minas esteve no local na tarde desta sexta-feira. O hospital, após o final das obras, passará dos atuais 11 leitos clínicos e três de pediatria para 20 leitos para atendimento à população. O valor destinado para essas modificações é de R$ 1 milhão e, além de recursos do Acordo de Reparação, a obra também conta com verbas de emendas parlamentares. A previsão, conforme o município, é a de que as intervenções sejam finalizadas ainda neste mês de janeiro.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Pela manhã, Zema supervisionou as obras do Complexo de Saúde de Guimarânia, que abrange a farmácia municipal e a Clínica de Especialidades, reformadas, e ainda a construção do Centro de Fisioterapia e da Central de Abastecimento Farmacêutica, ao custo de R$ 530 mil.

"Fico muito satisfeito com as melhorias na área da saúde, como a clínica de especialidades que foi ampliada e vai melhorar muito o atendimento médico para a população", ressaltou o governador. "Estamos vendo que esses recursos do Acordo Judicial  estão melhorando a vida dos mineiros - e essa era a nossa grande intenção", observou Romeu Zema, que frisou também a melhoria de atendimento médico que a população mineira deve experimentar com investimentos obtidos via acordo, como a conclusão dos hospitais regionais.

O primeiro compromisso do dia foi logo cedo, na cidade de Cruzeiro da Fortaleza, onde o governador vistoriou a recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde (UBS) Cícero Marques. Para a construção, foram direcionados R$1,6 milhão pelo Governo de Minas. A obra, que estava parada desde 2014, foi retomada nesta gestão e foi inaugurada em novembro de 2023.

"Temos um plano de concluir Unidades Básicas de Saúde (UBS) como esta e que ficaram anos paralisadas. São quase 200 em todo o estado que estamos finalizando, com uma parte expressiva aqui no Alto Paranaíba e no Triangulo" disse o governador.

A nova UBS oferece consultas médicas, tratamento odontológico, ações de promoção à saúde, curativos, vacinação e acompanhamento pré-natal.

Estradas

Além de acompanhar as entregas da saúde no Alto Paranaíba, o governador também vistoriou obras de melhorias nas estradas da região. Em Matutina, ele percorreu os 2,3 quilômetros da AMG-1405, rodovia que teve o asfalto recuperado no trecho de acesso à cidade, que vai do entroncamento da LMG-764 até a sede do município. A obra foi concluída em dezembro do último ano, com investimentos de R$ 878 mil pelo Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Outra obra vistoriada pelo chefe do Executivo estadual foi a de pavimentação da rodovia MGC-352, que liga as cidades de Arapuá e Tiros. Foi pavimentado trecho de 1,5 quilômetros da estrada que  importante para o abastecimento dos municípios e para o escoamento da produção agropecuária da região.