Governador se reúne com o arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

No encontro, foram abordados os principais projetos conduzidos pelo Estado, além da apresentação das obras da Catedral Cristo Rei, na região Norte da capital

Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta terça-feira (11/7), com o arcebispo Metropolitano da Capital, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Na oportunidade, eles falaram sobre os principais projetos conduzidos pelo Estado, como a expansão do metrô e o Rodoanel, que vão contribuir positivamente para o acesso dos fiéis ao templo.

Na oportunidade, Dom Walmor contou um pouco da história sobre como nasceu a ideia da Catedral Cristo Rei, há quase cem anos, dos primeiros passos até o atual cenário. Em seguida, o governador conheceu parte das obras do templo, na região Norte da capital, área em que também conversou com os operários engenheiros, arquiteto e o encarregado do empreendimento.

Acompanharam o governador o secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, e a secretária adjunta de Comunicação, Bárbara Botega.

História

Dom Antônio dos Santos Cabral, mais conhecido com Dom Cabral, chega a Belo Horizonte, em 30 de abril de 1922, para instalar a diocese da Capital, criada em 11 de fevereiro de 1921, pelo Papa Bento XV. Entre suas muitas tarefas na capital e na diocese o desafio de construir a catedral.

Naquele tempo a cidade contava apenas com três igrejas: São José, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora do Rosário. Ele escolheu a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na sua nova edificação, para ser a catedral provisória.

A realização do Congresso Eucarístico Nacional, em 1936, na capital mineira, motiva Dom Cabral a construir a Catedral Cristo Rei, na atual Praça Milton Campos, no alto da Avenida Afonso Pena.

A ideia era construir uma réplica da Basílica de São Pedro, em Roma, coincidindo com a previsão feita pelo urbanista Aarão Reis, quando do planejamento da primeira cidade planejada no Brasil. Desafios e percalços adiaram por décadas o grande sonho.

Liderado por Dom Walmor, o sonho começa a sair do papel com a aquisição do terreno. Em 2013, iniciam as obras de terraplanagem e fundação do projeto que leva a assinatura do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.