Governador se reúne com lideranças do Alto Paranaíba, em Araxá

Participantes apresentaram ao Executivo estadual demandas relacionadas às rodovias da região; Projeto para MG-428 está pronto, afirma diretor-geral do DER-MG

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (5/4),  em Araxá, de um encontro com lideranças políticas do Alto Paranaíba. Além do alinhamento de ações com as prefeituras, a reunião teve como objetivo tratar da situação das rodovias na região. Demandas locais foram apresentadas por deputados estaduais e prefeitos ao chefe do Executivo, que esteve acompanhado pelo diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.

"A malha viária está antiga. Com exceção dos asfaltos novos feitos recentemente, não há registro de obras pavimentação há mais de dez anos", pontuou Zema, sobre a situação das estradas e o desafio para melhorar o tráfego nas rodovias que cortam Minas Gerais.

“Quando vem um período chuvoso mais intenso, como ocorreu nesse último verão, esse asfalto sofre bastante e começa a desmanchar, literalmente. Estamos cientes e, justamente por isso, estamos com obras em andamento e várias outras para iniciar. Em alguns meses, estaremos levando essa recuperação adiante”, sinalizou.

Durante o evento, que contou com os deputados estaduais Bosco e Lud Falcão, além do prefeito de Araxá, Robson Magela, da prefeita de Tapira e presidente da Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Planalto de Araxá (Cimpla), Maura de Assunção Melo, além dos mandatários municipais das cidades da região, o diretor-geral do DER-MG enfatizou a complexidade das intervenções de manutenção das estradas, ao se referir especificamente à MG-428. Segundo ele, a solução está na adoção de medidas mais duradouras.

"Só a recuperação total do pavimento resolve, e foi uma determinação do governador que fizéssemos o projeto de recuperação dessa estrada, que é uma importante ligação entre o Alto Paranaíba e o estado de São Paulo. O projeto está pronto. Pretendemos soltar o edital de licitação ainda este mês para que as obras comecem ainda este ano”, explicou.

Provias

Com 21 obras concluídas, outras 38 em andamento e mais 15 empreendimentos prontos para iniciar, o Provias - maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais - completou, nesta semana, um ano de atividades.

A iniciativa é uma resposta para reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por governos anteriores na manutenção das estradas.

Desde o lançamento, mais de 350 quilômetros de rodovias já foram recuperados. Outros 1.300 quilômetros de pavimento passam, neste momento, por revitalização.

Com o avanço das obras, os mineiros passam a contar com estradas mais seguras e, do ponto de vista econômico, as regiões do estado passam a escoar melhor a produção do agro e da indústria.