Governador Romeu Zema inaugura obras de esgotamento sanitário em São José do Goiabal

Intervenções garantem 100% do esgoto tratado na cidade e vão beneficiar aproximadamente 6 mil habitantes da região

O governador Romeu Zema inaugurou, nesta sexta-feira (30/7), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São José do Goiabal, no Vale do Aço.

A ETE conta com 11 quilômetros de redes coletoras de esgoto, que vão gerar funcionalidade ao novo sistema. As intervenções beneficiarão aproximadamente 6 mil habitantes, permitindo que todo o esgoto gerado no município seja tratado e deixe de ser despejado de forma bruta no leito do rio Doce.

“Fico muito satisfeito de termos cidades exemplares como São José do Goiabal, que passa a ter 100% do esgoto tratado. Esta é apenas uma das entregas que estamos fazendo na região, representando mais desenvolvimento e qualidade de vida aos mineiros”, avaliou o governador Romeu Zema.

A cerimônia de apresentação oficial da estrutura foi feita no estádio municipal, com a presença do prefeito José Roberto Guimarães e outras autoridades.

Tratamento de esgoto

Para a construção dos 11 quilômetros das redes coletoras, foram empregados R$ 4,6 milhões, provenientes de recurso compensatório do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e de Destinação de Resíduos Sólidos, previsto no Acordo de Transação e ajustamento de Conduta (TTAC), para compensação de danos gerados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, lembrou que São José do Goiabal foi o primeiro município de Minas Gerais a concluir as obras de esgotamento sanitário com recursos compensatórios do programa de coleta, previsto no TTAC.

O Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e de Destinação de Resíduos Sólidos destina R$ 517 milhões para ações que promovam a melhoria dos indicadores de saneamento básico nos municípios mineiros e capixabas atingidos pelo rompimento. Tem como agentes financeiros os Bancos de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Espírito Santo (Bandes) e é acompanhado pela Câmara Técnica de Segurança Hídrica e Qualidade de Água, coordenada pela Semad/Governo de Minas. A secretaria estadual  tem a função de apoiar o Comitê Interfederativo (CIF) nas decisões quanto ao programa e na aprovação dos pleitos municipais para a utilização dos recursos.

“Hoje, damos um importante passo rumo à universalização do saneamento em São José do Goiabal, com a inauguração das obras do sistema de esgotamento sanitário da sede do município. A estrutura, além de gerar benefícios ao meio ambiente com a disposição correra de esgoto, também reforça a política de saúde pública na cidade”, comentou a secretária Marília Melo.

O presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sergio Gusmão, destacou o trabalho feito pelo órgão em apoio às medidas para aprimorar o saneamento básico em Minas. "Como agente de desenvolvimento econômico de Minas Gerais, o BDMG tem se integrado cada vez mais às políticas públicas estaduais de saneamento básico, seja por meio de linhas de financiamento com recursos próprios ou como estruturador de projetos, conectando os setores público e privado. Estamos focados em direcionar recursos de forma eficiente e com capilaridade para promover a universalização do serviço à população”, pontuou.

Atualmente, o programa conta 13 obras em andamento em nove municípios mineiros, que representam investimentos da ordem de R$ 45 milhões. Nos próximos meses serão concluídas intervenções nos municípios de Sem Peixe, Rio Doce e Córrego Novo, que já se encontram em fase adiantada de execução.

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), coronel Giovanni Gomes da Silva, também participou da solenidade e reforçou o apoio, ao Executivo estadual e aos municipios, para a implantação de políticas públicas que tragam benefícios à população.

“A entrega do sistema de esgotamento sanitário é de extrema relevância, em um contexto de grande parte da população brasileira que não tem acesso a esgoto tratado. São José do Goiabal é, hoje, uma cidade privilegiada por atingir essa marca de 100% do esgoto tratado, fruto de uma administração séria na prefeitura, no Governo do Estado e que tem o apoio do governo federal”, salientou.

Água potável

Também nesta sexta-feira, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Prefeitura de São José do Goiabal, anunciou o início das obras para perfuração de um poço tubular profundo na comunidade rural de Biboca. Com a obra, será possível ampliar a oferta de água potável na região, beneficiando 95 famílias. As obras serão iniciadas em agosto de 2021.

A perfuração do poço será feita por meio do edital 001/2020, publicado pela Semad, que selecionou 44 municípios mineiros para a instalação de 100 poços tubulares profundos para ampliar a oferta de água potável. A perfuração é feita por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Semad e a Copasa, em que a pasta ambiental do Governo de Minas fornece as perfuratrizes e demais equipamentos. Já os trabalhos de perfuração ficam a cargo da companhia de saneamento.