Governador ressalta avanços em Minas Gerais durante abertura do ano legislativo da ALMG

Cerimônia marca o início das atividades dos deputados estaduais em 2024

O governador Romeu Zema enfatizou, nesta quinta-feira (1/2), a importância da união do Executivo com o Legislativo estadual para garantir avanços nas políticas públicas voltadas à população mineira e também solucionar a dívida do estado. Ele abriu a reunião solene de instalação da Segunda Sessão Legislativa Ordinária da 20ª Legislatura, realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.

A sessão marca o início dos trabalhos parlamentares em 2024. O governador fez a leitura de uma mensagem ao Legislativo mineiro e, também, realizou a entrega do relatório governamental ao presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Tadeu Martins Leite.

“Venho hoje participar da abertura do ano legislativo com a esperança renovada para a pavimentação de um caminho de diálogo, união e respeito que vai acelerar a condução de Minas Gerais rumo ao desenvolvimento. Entrando no meu sexto ano como governador, posso afirmar com tranquilidade que nunca me senti tão confortável ao chegar a esta casa. Com a presidência do deputado Tadeu Martins Leite, a Assembleia Legislativa se tornou em um ambiente mais acolhedor e respeitoso, sem perder a capacidade de fiscalizar e acompanhar os atos do Poder Executivo. Pelo contrário, cada vez mais têm vindo dos deputados estaduais contribuições significativas para o enfrentamento dos problemas do estado”, disse o governador.

O presidente da Casa, deputado Tadeu Martins Leite, disse que os trabalhos terão como foco melhorar a vida dos cidadãos. “Todos os Poderes e entidades envolvidos têm consciência de suas responsabilidades perante a sociedade e estou certo de que não pouparão esforços para agir em sintonia, dentro de suas atribuições e competências, para alcançar o que exige a população. Prova disso é a convivência harmoniosa que tem pautado nossas relações com o Executivo, com o Judiciário, com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas e outras instituições do estado, às quais agradeço pelas atuações independentes, mas comprometidas em favor do desenvolvimento, que geram reflexos tão positivos para toda a nossa população”, afirmou.

“Juntos podemos superar nossos desafios, propor soluções inovadoras e, acima de tudo, honrar o compromisso que temos com o povo de Minas Gerais. A política, quando feita com integridade e educação, fortalece os vínculos entre representantes e representados, tornando-se poderosa ferramenta de transformação. E, desta forma, iniciaremos a nossa legislatura”, acrescentou o deputado.

Gestão e realização

O governador ressaltou também a proximidade com os mineiros, que tem melhorado a gestão estadual e as políticas públicas do estado. “No ano passado eu estive em 120 cidades mineiras, sempre em missão oficial como governador. Não me canso de rodar por Minas porque é minha obrigação conhecer os problemas reais de cada região. E, para esse diagnóstico ser preciso, é necessário ouvir da boca dos mineiros o que eles mais necessitam. Em todas essas viagens sou acompanhado por vocês, deputados, que atuam nas suas bases e enxergam comigo mais clareza onde precisamos estar e o que devemos fazer”, disse.

“É ouvindo os mineiros e, percorrendo Minas com os parlamentares que representam cada região, que estamos buscando soluções para as demais áreas”,  acrescentou.

Soluções

O governador cobrou ainda uma união entre os Poderes em busca de uma solução para a dívida do estado com a União. “Reforço que, para o bem dos mineiros, é preciso uma solução mais rápida e definitiva para afastar qualquer risco de colapso do nosso estado, o que afetaria a capacidade de manutenção dos serviços públicos, afastando investidores e interrompendo essa crescente de desenvolvimento. Para continuarmos crescendo e prestando bons serviços, permitindo que os mineiros continuem transformando seus sonhos em realidade, é preciso empenho de todos na solução da dívida com a União”, disse.

“Essa é uma questão que não podemos mais prorrogar, precisamos enfrentar de frente, com coragem e de forma urgente. Qualquer falta de ação poderá conduzir Minas Gerais para um cenário de imprevisibilidade que pode retirar o selo de credibilidade alcançado hoje pelo estado, com muito trabalho, e a esperança de milhões de mineiros em uma vida mais digna e feliz. Unidos e proativos, com abertura ao diálogo, sem perder o senso de urgência, tenho certeza de que poderemos, muito em breve, comemorar juntos a superação de mais esse obstáculo”, finalizou o governador.