Governador participa do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2019, em São Paulo

Romeu Zema destacou resultados obtidos por Minas Gerais na agropecuária e abriu o estado para receber novos investidores

Abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs) 2019

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta terça-feira (27/8), em São Paulo, da abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs) 2019, organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e maior evento nacional do setor. Ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Valentini, e de outros governadores, Zema ressaltou os resultados obtidos pela agropecuária mineira e afirmou que o agronegócio é o maior responsável pela dinamização da economia do Estado.

“Assumi o governo em 1º de janeiro e, logo no dia 25, tivemos a tragédia em Brumadinho. O prognóstico era o pior possível, mas, há pouco tempo, o IBGE divulgou os dados do crescimento econômico, o PIB do primeiro trimestre. Por incrível que pareça, Minas ficou acima da média Brasil: crescemos 0,6% e, praticamente, todo esse crescimento adveio da agropecuária, que foi o setor que mais contribuiu, crescendo 7,2% no estado (em comparação com o mesmo período de 2018). Se o mineiro tem de agradecer a um setor que está dinamizando sua economia, esse setor é o agronegócio”, destacou.

O evento reúne, até a próxima quinta-feira (29/8), empresários de todo o país, principalmente das cadeias produtivas avícolas e suinícolas que geram 1,7 milhão de empregos diretos e PIB de R$ 80 milhões nacionalmente, segundo dados divulgados pela ABPA.

Aberto a investidores

O governador convidou e colocou Minas Gerais à disposição de novos investidores. “Estamos colocando Minas Gerais como um Estado amigo de quem produz, de quem investe e de quem gera empregos. Aqueles que conhecem o Estado sabem que Minas se tornou, nos últimos anos, um tanto quanto hostil ao empreendedor. Estamos trabalhando para simplificar a parte tributária, agindo para desburocratizar o Estado, agilizando as licenças ambientais e sanitárias”, completou, citando outros bons resultados já obtidos pelo Estado nestes primeiros sete meses de gestão, como a criação de 99 mil novos postos com carteira assinada. “É apenas o início, já avançamos e muito ainda falta por ser feito. E nós vamos continuar esse trabalho”, finalizou Zema, que, após a abertura, visitou a feira e conversou com produtores.

Minas Gerais também alcança resultados positivos no setor. Na avicultura de corte, por exemplo, o estado ocupa o quinto lugar na produção nacional, com 106 milhões de cabeças, segundo os dados mais recentes, de 2017. A atividade responde por 9% do total do rebanho nacional e as principais regiões produtoras são Central, Triângulo Mineiro e Centro Oeste.

Também participaram do evento o secretário de Infraesturura e Mobilidade (Seinfra), Marco Aurélio Barcelos, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, os governadores Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), João Dória (São Paulo), Renato Casagrande (Espírito Santo) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), além de deputados federais, empresários e lideranças do setor.