Governador participa de lançamento de ferramenta para tramitação de processos administrativos de forma eletrônica

Por meio de sistema de informação, órgãos de Minas Gerais poderão se comunicar, gerando economia de tempo e de recursos

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Em discurso, o governador ressaltou as vantagens da novidade, principalmente para o cidadão
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Minas Gerais é o primeiro Estado do Brasil a adotar o Barramento de Serviços do Processo Eletrônico Nacional (PEN). O sistema, já usado pelo governo federal, permite que os órgãos de diversos poderes tramitem seus processos administrativos de forma eletrônica, por meio do Sistema Eletrônico de Informação (Sei!MG). A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (27/3), durante evento no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com a presença do governador Romeu Zema e de representantes do governo federal. 

De forma centralizada, documentos serão enviados de órgão a órgão digitalmente, reduzindo custos com papel, impressão e transporte, além de garantir ganho de tempo de tramitação. Em discurso, o governador ressaltou as vantagens da novidade, principalmente para o cidadão. 

“Na iniciativa privada, onde trabalhei durante décadas, tive a oportunidade de assistir os benefícios que o processo de digitalização permite. Para o cidadão, significa maior agilidade, pois tudo flui com mais rapidez, significa facilidade de acompanhamento, e tudo isso vem ao encontro do espírito democrático, deixando o cidadão mais equipado, no que diz respeito ao acesso à informação”, afirmou.

Romeu Zema destaca que medidas de economia e informatização já estão sendo adotadas pelo governo estadual. “Hoje estive no prédio da antiga Imprensa Oficial do Estado, onde, este mês, imprimimos pela última vez o Diário Oficial ‘Minas Gerais’, que agora é feito somente nas versões digital e mais recentemente para smartphone. Já temos mapeados dezenas de processos (no Executivo) que podem facilitar a vida do cidadão e vamos priorizar a digitalização. Isso significa economia de milhões de reais. Só com a não impressão do Minas Gerais, vamos economizar cerca de R$ 3 milhões por ano”, completou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas, Nelson Missias, pontua que o novo sistema permitirá que toda a comunicação entre o Tribunal, o Ministério Público de Minas, a Advocacia-Geral do Estado e o Executivo seja feita eletronicamente.

“Já pode ser executado imediatamente. Permitirá economia com a atividade meio e, assim, restarão mais recursos para a atividade fim, que é o atendimento ao cidadão”, completou. 

Representando o governo federal, o diretor do Departamento de Normas e Sistemas de Logística do Ministério da Economia, Wesley Lira, afirma que, desde o lançamento da ferramenta, em janeiro deste ano, 3,5 mil processos já tramitaram eletronicamente. E que, agora, as unidades de Minas Gerais poderão fazer o mesmo. 

“São muitos os benefícios, como modernizar e simplificar processos, reduzir custos, e tempo. É uma oportunidade de melhorar ainda mais a gestão”, concluiu.



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