Governador participa de abertura do Congresso Infovarejo em Belo Horizonte

Evento reúne lideranças do Estado para debater os principais desafios do setor de comércio em Minas Gerais

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (30/3), da quarta edição do Congresso InfoVarejo, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O chefe do Executivo estadual discursou na abertura do evento, que é referência em Minas Gerais para representantes do comércio presencial e digital.

Zema destacou a importância do congresso para a economia do estado. "O Infovarejo vem para mostrar novas ideias e caminhos. Hoje, a tecnologia é fundamental para o varejo. Fica os meus parabéns à CDL pela idealização do evento que, com certeza, vai deixar o comércio mais bem orientado", disse.

O governador ainda falou sobre o crescimento do modelo de comércio digital que tem ganhado, cada vez mais, a preferência do público, mas que não anula a existência das lojas físicas.

Cristiano Machado / Imprensa MG (mais fotos: clique aqui)

“Qualquer pessoa no mundo já entrou em uma loja.  E essa atividade tem sofrido grande impacto devido às mudanças tecnológicas. Hoje, uma parcela expressiva do que consumimos é via e-commerce, mas o comércio físico sempre vai ter o seu lugar. O ser humano é social, gosta de passear e ver os produtos. Isso faz parte da nossa maneira de ser e viver”, pontuou.

Romeu Zema ainda traçou um panorama sobre os desafios do setor para o futuro. “Por mais que o e-commerce venha crescendo, o comércio físico vai continuar existindo. Mas hoje ele passa por um momento difícil. O Brasil empobreceu nos últimos anos com a recessão. O brasileiro é mais pobre hoje do que há seis anos. Isso não é culpa de um governo só, é culpa de uma estrutura que criamos, de um estado ineficiente e uma estrutura governamental que dificulta o empreendedorismo e criação de empregos. É nessa questão que estamos trabalhando e avançando em Minas Gerais”, afirmou.

Pós-pandemia

O Congresso busca discutir uma nova perspectiva para o varejo em um momento de pós-pandemia, levantando oportunidades e desafios do segmento varejista, além de propor soluções e proporcionar networking para todos os participantes.

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, agradeceu a presença do governador, ressaltou os desafios do setor tão impactado pela pandemia e também elogiou as ações do Governo de Minas.

"Quero agradecer pelas ações durante a pandemia e ao diálogo que foi aberto em todo o estado. Minas Gerais tem os melhores índices do Brasil na atração de investimentos. As cidades estão tirando a burocracia por meio do programa Minas Livre para Crescer. O Governo também incentiva muito a inovação e tecnologia. Além disso, há uma movimentação financeira com o pagamento em dia do funcionalismo público, que coloca dinheiro no mercado e movimenta o setor de comércio e serviço. Estamos fazendo a nossa parte para ajudar a fortalecer as empresas e atrair as empresas que quiserem vir pra Minas", disse Marcelo.