Governador participa da cerimônia de posse dos integrantes da Câmara Comercial de Pretos, Pardos, Povos Originários e Quilombolas

Acic Preta é a primeira câmara da America Latina; proposta é ressignificar padrões sociais e valorizar o potencial do público abrangido

Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou nesta quinta-feira (20/7) da cerimônia de posse dos novos integrantes da Câmara Comercial de Pretos, Pardos, Povos Originários e Quilombolas, a Acic Preta. Esta é a primeira câmara da América Latina com esse propósito, e se apresenta para representar as classes e setores mais importantes do comércio de empreendedores de Contagem, de Minas Gerais, do Brasil e do mundo que estejam incluídos no grupo.

O governador Romeu Zema destacou a importância desse novo projeto para as pessoas que sonham em crescer com seu próprio negócio. "Dar destaque a pretos, pardos, povos originários e quilombolas nesta Câmara da Associação Comercial e Industrial de Contagem é uma forma de garantir reconhecimento a essas pessoas que aproveitaram oportunidades e se tornaram empreendedoras", disse.

Empossada, a nova presidente da Acic Preta, Ester Sanches, reafirmou a representatividade da câmara. “É uma honra receber o governador nesse dia tão especial. A partir de hoje, estaremos escrevendo mais uma página no nosso livro de história dos pretos, pardos, povos originários e quilombolas”, afirmou.

A associação vai contribuir para o crescimento dos povos que desejam crescer no mercado de trabalho, principalmente construindo o seu próprio negócio. “Essa câmara vai trabalhar com igualdade e oportunidade, para que as empresas e empreendedores possam encontrar aqui grandes profissionais”, disse a presidente da Acic, Sandrelli Rois.

Gil Leonardi / Imprensa MG

O empreendedor Geraldo Rufino também compõe a diretoria, como presidente de honra da câmara. Em vídeo, ele comunicou aos presentes, a gratidão por ser nomeado. "É muito importante fortalecermos a base dos empreendedores. Agradeço o apoio do governador Romeu Zema, por estar sempre preocupado e focado em melhorar a vida da população mineira", destacou.

Na ocasião, o governador também ressaltou programas do Governo de Minas focados na valorização e incentivo ao desenvolvimento profissional.

“Desde 2019, implementamos uma iniciativa inovadora chamada Transforma Minas. Por meio dela, selecionamos lideranças, avaliando os candidatos pelo mérito e competência. É uma forma de reconhecer e desenvolver profissionais que possuem as competências técnicas para a liderança dentro da administração pública, criando oportunidade para todos, em processos de seleção objetivos e democráticos. Temos também o programa Trilhas de Futuro, que oferece bolsas integrais de cursos profissionalizantes para mais de 150 mil jovens. E ainda pagamos auxílio transporte e alimentação para quem está matriculado” completou.

Acic Preta

A Acic Preta é um projeto da Associação Comercial e Industria de Contagem (Acic), responsável pelo evento, e chega para valorizar o potencial do público abrangido. Por meio da nova associação, serão promovidos workshops, consultorias, assessorias e eventos voltados ao conhecimento e empreendedorismo desenvolvimento nas áreas atendidas por seus integrantes.