Governador participa da abertura da 50ª Exposição Agropecuária de Bom Despacho (Expobom 2022)

Evento conta com o apoio da Emater-MG na área de melhoramento genético em bovinos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (7/7), em Bom Despacho, na região Centro-Oeste, da abertura da 50ª Exposição Agropecuária (Expobom 2022). Segundo os organizadores da feira, a estimativa é a de que o evento movimente R$ 30 milhões em negócios.

A pecuária leiteira é a principal atividade econômica do município, com 80 milhões de litros produzidos por ano. A cidade ainda conta com granjas que chegam a produzir 6,5 milhões de dúzias de ovos/ano.

De acordo com Zema, os números do evento e da economia de Bom Despacho mostram que o agronegócio cresce continuamente em Minas Gerais. “O Governo de Minas, sabendo da importância da atividade, dá todo apoio e realiza investimentos para sustentar essa expansão, sobretudo na geração de empregos. Minha vinda na Expobom está dentro desse contexto, pois o agronegócio tem ampliado a participação na economia mineira”, afirmou.

Infraestrutura

O governador elencou algumas ações que contribuirão para o desenvolvimento do setor, como a construção de 200 subestações para levar energia trifásica ao campo. Zema também destacou o Provias, programa de pavimentação de rodovias, que prevê a recuperação de 2,5 mil quilômetros. “O produtor rural terá mais segurança para transitar e escoar a produção”, disse.

Assistência

Outra iniciativa muito importante e que conta com o apoio da Emater na área de assistência técnica é a valorização dos produtos de destaque na economia mineira, como o café e o queijo.

“No caso do café, por exemplo, o produtor tem investido cada vez mais nos cafés especiais, que chegam a valer três, quatro vezes mais que uma saca normal”, afirmou.

Apoio

Na Expobom, a Emater-MG é responsável pela Feira do Pró-Genética, no Programa de Melhoria Genética do Rebanho Bovino. Com o apoio das associações de criadores, nas feiras são ofertados animais geneticamente melhorados aos pecuaristas com o objetivo de elevar a produção de carne e leite em pequenas e médias propriedades.

Entre 2019 e maio/2022, foram realizados 154 feiras e leilões chancelados pelo programa que, somados, movimentaram R$ 51 milhões em negócios.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas