Governador e vice palestram para alunos do curso de formação da PCMG

Evento se estende até a próxima segunda (9/10), com quase 50 palestrantes

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram, nesta semana, do Ciclo de Palestras da Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG) 2023. O evento, que ocorre até a próxima segunda-feira (9/10), no auditório do Colégio Salesiano, em Belo Horizonte, reúne os novos integrantes da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) que passam pelo Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP).

Os novos agentes terão a oportunidade de acompanhar apresentações, palestras e exposições de diversas temáticas com especialistas de dentro e fora da instituição. Nesta quinta (5/10), o governador Romeu Zema falou aos alunos sobre "Liderança: experiências em gestão de equipe".

Com experiência na formação profissional, o governador disse aos futuros delegados, investigadores, peritos criminais, médicos legistas, e escrivães que não basta dominar apenas a parte técnica. “O sucesso profissional depende do conhecimento técnico e de habilidades emocionais. O que torna alguém um bom profissional é a disposição de servir. Essas pessoas tendem a ter um desempenho acima da média”, alertou.

De acordo com o governador, pessoas com essas características estão sempre se comunicando com seus pares de uma forma mais intensa. “Temos aí outro componente: a comunicação”, disse. Segundo ele, no desempenho de qualquer função, sobretudo na administração pública, é necessário ter uma boa comunicação para oferecer ao cidadão serviços de qualidade. 

“A capacidade de entender e ser entendido também diz respeito na relação com as chefias imediatas e subordinados. Não adianta você saber o que deve falar se encontra dificuldades na hora de transmitir. Isso deve ser exercitado sempre”, explicou.

Zema lembrou aos formandos que se encontra duas vezes por mês com o secretariado. Segundo ele, os secretários não entregarão os resultados esperados se ele não expressar adequadamente o que está acontecendo e para qual direção o Estado deve seguir. “Uma boa comunicação traz eficiência”, afirmou.

O chefe do Executivo também abordou temas como visão de longo prazo e vivenciar novas experiências e desafios. “Se eu tivesse assumido um Estado sem dificuldades financeiras e fiscais, eu teria aprendido muito menos. Quem espera tudo pronto está na zona de conforto. Temos que ter a propensão a aceitar os desafios”, disse.

Marcos Evangelista / Imprensa MG

Integridade

Na última terça-feira (3/10), o vice-governador Professor Mateus palestrou sobre a "Integridade na Administração Pública". “É uma satisfação estar aqui, mais uma vez, participando do ciclo de palestras que fecham a formação daqueles que são aprovados e nomeados no concurso da Polícia Civil. A partir do dia 9/11, serão mais 450 policiais civis se juntando aos nossos policiais para garantir a segurança de cada um dos mineiros na condução do trabalho policial investigativo. Saber que temos delegados, investigadores, escrivães e médicos peritos formados com excelência faz com que a gente tenha certeza de que nós vamos continuar evoluindo na oferta de um serviço policial de qualidade, que garanta que as investigações sejam efetivas e que Minas possa continuar sendo o estado mais seguro do país”, destacou.

Abertura

Na abertura do evento, que ocorreu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Belo Horizonte, os alunos da Acadepol tiveram contato com a alta administração da PCMG e foram apresentados ao Conselho Superior de Polícia Civil (CSPC).

Na oportunidade, a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, bem como os demais membros do Conselho, ressaltaram a importância do Ciclo de Palestras para a instrução dos servidores em formação e, por consequência, para a potencialização da segurança pública mineira. "A qualificação de nosso quadro pessoal é um projeto para uma Polícia Civil cada vez mais fortalecida, melhor preparada para o combate à criminalidade e maior efetividade quanto a nossas entregas às mineiras e aos mineiros", destacou.



Últimas