Governador é agraciado com Medalha Peter Lund, em Lagoa Santa

Honraria foi concedida no Parque Estadual do Sumidouro, na RMBH, durante as comemorações dos 222 anos do naturalista dinamarquês. Unidade de conservação também foi vistoriada

O governador Romeu Zema recebeu a Medalha Peter W. Lund, nesta sexta-feira (16/6), na Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A honraria - concedida desde 2012 - agracia autoridades que colaboraram para o desenvolvimento de Lagoa Santa, destacando a relevância do patrimônio histórico, cultural e científico de Minas Gerais, e leva o nome do pai da paleontologia e arqueologia no Brasil.

“Temos que valorizar o que Peter Lund fez lá atrás, e que continua dando certo. Acreditamos na ciência, que está sempre evoluindo", destacou o governador de Minas Gerais, que recebeu a medalha das mãos do prefeito da cidade, Rogério Avelar. "O que temos feito nesta gestão é exatamente isso: evoluir e tomar decisões alicerçadas naquilo que temos de melhor”, ponderou.

Peter Wilhelm Lund se estabeleceu na região no século 19 e descobriu mais de 12 mil peças fósseis em cavernas nas imediações da rota de grutas, que hoje leva seu nome. Entre esses fósseis, está o “Homem de Lagoa Santa”, que revelou a presença humana no local há mais de 10 mil anos.

A cerimônia desta sexta-feira encerra a Semana dedicada aos 222 anos do nascimento do naturalista dinamarquês, que projetou o município mineiro para o país e para o mundo com o seu trabalho científico.

“Assim como Lund marcou nossa comunidade desde sempre, cada um dos agraciados também marcara, marcam e marcarão a vida em nossa cidade, cada um em sua área específica, para fazer de Lagoa Santa uma cidade cada vez melhor”, ressaltou o prefeito Rogério Avelar, sobre o significado desse reconhecimento.

Também receberam a honraria outras 24 pessoas e entidades, entre elas os secretários de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e da Casa Civil, Marcelo Aro, a diretora da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), Laura Serrano, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, e a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Parque do Sumidouro

Romeu Zema também vistoriou o Parque Estadual do Sumidouro e conferiu o resultado de reformas nas principais estruturas de acesso dos visitantes, além de reparo das áreas prioritárias, instalação de placas de sinalização, implantação de catracas, instalação de serviços de internet e nova guarita para controle de acesso à Gruta da Lapinha.

O complexo foi concedido em 2021 ao consórcio Gestão Parques MG - Urbanes - B21, que começou as intervenções de melhoria em abril de 2022. Ainda está prevista a realização de obras de maior porte, como a reforma do Museu Arqueológico da Lapinha, em fase de planejamento.

O investimento previsto é de R$ 12 milhões em melhorias estruturais e reformas das unidades de conservação, com um contrato que permitirá uma economia de R$ 4 milhões por ano aos cofres públicos nos gastos de manutenção. O contrato de licitação, no valor de R$ 294,6 milhões, tem validade de 28 anos, e deve gerar cerca de 120 empregos diretos e 2 mil indiretos.

Apae

Mais cedo, o governador de Minas conheceu o trabalho desenvolvido pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lagoa Santa, onde verificou as instalações administrativas, a clínica de fisioterapia e a escola, que recebem 230 usuários. No espaço também é desenvolvido o trabalho dos Núcleos de Fomento ao Paradesporto.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

“Quem acompanha as Apaes sabe que significam seriedade, serviço nobre prestado às comunidades, e ver esse trabalho feito - de levar mais dignidade às pessoas e às famílias - toca qualquer um. É satisfatório saber que aqui em Lagoa Santa tem uma Apae tão bem estruturada, uma das melhores que conheço”, observou Zema.

Ele também visitou a quadra, utilizada para a prática de esportes como futsal, bocha, vôlei sentado e goalball, dentro do programa dos Núcleos de Fomento ao Paradesporto (NFP), uma política pública que estimula a prática de atividade física e esportiva continuada para pessoas com deficiência (PCD).

O projeto é adotado em 13 cidades mineiras, e em Lagoa Santa é gerido por um convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).