Governador destaca avanços no planejamento da saúde para melhoria no atendimento aos mineiros

Objetivos estratégicos traçados pela pasta para o quadriênio 2023-2026 foram detalhados ao chefe do Executivo

  • ícone de compartilhamento

Marco Evangelista / Imprensa MG

O governador Romeu Zema acompanhou, nesta segunda-feira (10/4), a apresentação do novo Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para o quadriênio 2023-2026. A iniciativa - de encontros para detalhamento de estratégias - também será replicada para as demais pastas do Governo de Minas.

As metas traçadas pela SES-MG preveem melhorias como aprimoramento da Atenção Primária à Saúde (APS), transporte de pacientes e cobertura dos hospitais regionais para a população das cidades próximas.


“Saúde é a área em que a população geralmente mais pleiteia, mais reclama, e que, quando algo está errado, mais causa indignação. Então, os avanços serão muito bem-vindos e vão fazer uma diferença muito grande para os mineiros”, avaliou o governador, que ressaltou o comprometimento dos servidores envolvidos.

Na ocasião, o governador ainda assinou um painel, montado pela SES-MG com dizeres “Tornar Real o SUS (Sistema Único de Saúde) ideal”. Desde a última semana, em função do alinhamento interno das diretrizes junto às equipes técnicas da pasta, o painel vem recebendo a assinatura dos servidores envolvidos no planejamento estratégico.

Planejamento
 

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, destacou a importância de se contar com diretrizes bem estabelecidas para garantir a eficiência das medidas da SES-MG.
 
“A mudança na saúde é feita no médio e longo prazo; nós tentamos consertar as coisas no curto prazo. E, com a previsibilidade orçamentária, podemos fazer política sabendo o que vai chegar na ponta, e não fazer políticas por fazer, com resoluções milionárias que não entregavam nada”, analisou o secretário.

A apresentação ao governador também contou com a participação da secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, e do secretário-geral Marcel Beghini.
 

“Saúde pública é enxugar gelo, sempre precisamos de mais. Portanto, nos cabe a responsabilidade de promover transformações com essa previsão orçamentária, tentamos fazer render melhor os recursos com essas políticas que estamos estabelecendo”, observou o secretário-geral.

Objetivos

O planejamento estratégico traçado pela SES-MG prevê objetivos internos e externos.

Formação de equipes de alto desempenho e colaborativas, promoção contínua de práticas de gestão, produção de dados confiáveis para subsidiar a tomada de decisões e gestão de recursos com foco em resultados reais são algumas das metas para desenvolvimento no quadro da secretaria.

Já com foco no público externo, destaque para objetivos como garantir a participação social na implementação das políticas de saúde; ter redes prioritárias estruturadas e resolutivas; aproximar os serviços do cidadão por meio de uma Atenção Primária universal e um cuidado humanizado; alcançar o maior nível de cobertura vacinal, para prevenir internações e mortes; entre outros. O detalhamento pode ser conferido neste link.

Também foram elencados objetivos internos, dentre os quais se destacam a formação de equipes de alto desempenho e colaborativas, a promoção contínua de práticas de gestão, a produção de dados confiáveis para subsidiar a tomada de decisões, e a gestão de recursos com foco em resultados reais, simplificando e qualificando estratégias de financiamento.

 

 

 

 



Últimas