Governador assina promoção de 714 policiais civis durante formatura de novos profissionais

Novos delegados, investigadores e escrivães serão designados para trabalhar em diversas regiões do estado

Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador Romeu Zema assinou, nesta quarta-feira (22/12), a promoção de 714 policiais civis, regularizando as progressões de carreira do critério especial na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O anúncio foi feito durante a formatura de 75 membros da instituição, sendo 20 delegados, dez investigadores e 45 escrivães. Eles serão designados para trabalhar em diversas regiões do estado.

Durante seu discurso, Romeu Zema destacou que seu governo tem trabalhado para reforçar e melhorar a segurança pública, consolidando ainda mais Minas Gerais como o estado mais seguro do Brasil – segundo balanço divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre 2019 e 2021, ingressaram na PCMG 765 novos policiais civis. Além disso, está em andamento concurso público para o ingresso de mais 684 servidores. Outros 1.172 profissionais foram promovidos.

“Estamos fortalecendo novamente a área de segurança com a formatura de mais essa turma. Tudo isso só está sendo possível porque há três anos iniciamos um governo que tinha como objetivo arrumar a casa e equilibrar as contas. A Segurança Pública é estratégica para o nosso Estado e qualquer país. Sem segurança, as pessoas não têm uma vida feliz, digna, e não conseguimos atrair investimentos e gerar empregos necessários. A promoção da Polícia Civil também é um outro exemplo de que, depois de muitos anos sem concursos e promoções, as coisas começaram a caminhar em direção à normalidade”, afirmou o governador.

Fortalecimento

O chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, agradeceu o governador pelo apoio e pela modernização da instituição.

“Somos hoje a segunda maior Polícia Civil do Brasil. E lutamos sempre para sermos referência institucional para as demais unidades da federação. Os dados revelam que a Polícia Civil tem trabalhado muito. Mas podemos ir mais adiante e é por isso que convido vocês, novos policiais civis, para os desafios que cercam nossa missão, executando serviços de excelência para toda sociedade, com ética, profissionalismo e integridade”, afirmou o chefe da corporação.

Também participaram da cerimônia o vice-governador, Paulo Brant, o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, além de demais representantes das Forças de Segurança, do Poder Judiciário e demais autoridades.