Governador apresenta projetos prioritários do Estado para Núcleo de Governança da organização social Comunitas

Entregas ajudarão Minas Gerais a crescer acima da média nacional nos próximos quatro anos

Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador Romeu Zema e os secretários de Estado participaram, nesta terça-feira (13/12), de forma remota, de uma reunião com líderes empresariais do Núcleo de Governança da organização social Comunitas. Durante o encontro, foram debatidos os principais resultados das ações do Governo de Minas apoiadas pela organização e os projetos prioritários para o próximo mandato.

A apresentação de abertura foi feita pelo secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, que abordou a situação fiscal de Minas e destacou a solução encontrada para equacionar os passivos, aprimoramento do fluxo de caixa e da governança das estatais, implantação de análise de risco na gestão da dívida pública, maior transparência nas ações do Tesouro e alienação de ativos (imobiliários e folha).

Ao fazer suas considerações, o governador enfatizou que os resultados alcançados se devem ao trabalho em equipe. “Sozinho, ninguém consegue fazer mudanças necessárias em um Estado com mais de 300 mil funcionários públicos ativos e com 853 municípios. Agradeço à Comunitas que participou e ajudou no planejamento para levar adiante diversos planos”, afirmou.

Entregas

Em seguida, Zema apresentou os projetos prioritários para o próximo mandato. O governador lembrou que, há quatros anos, o Governo de Minas não tinha obras em andamento. A situação mudou e, hoje, diversas áreas conduzem projetos em todo o estado.

Na Educação, 1,4 mil escolas foram reformadas e, para os próximos quatro anos, 2 mil serão melhoradas. A infraestrutura rodoviária , por sua vez, continuará a receber investimentos. Depois da recuperação de 2,5 mil quilômetros, a meta é avançar para mais 7,5 mil quilômetros, totalizando 10 mil.

“Realizamos duas concessões rodoviárias, um lote no Triângulo Mineiro e outro no Sul de Minas. Tudo isso vai ajudar na recuperação da malha viária do estado, que é de fundamental importância para o desenvolvimento”, disse.

Na Saúde, o governador afirmou que as principais entregas serão os seis hospitais regionais, permitindo a redução dos vazios assistenciais. “Acreditamos que, com todos esses avanços, Minas Gerais continuará crescendo acima do Brasil”, finalizou.

Os secretários de Estado de Educação, Planejamento e Gestão, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento Social também apresentaram os projetos desenvolvidos em parceria com a Comunitas ou que podem ser apoiados pela entidade.