Galeria de Arte BDMG Cultural recebe a exposição Estratégias do Mercado

O artista Augusto Fonseca assina obras inéditas a partir de objetos simbólicos de consumo em seus trabalhos nas artes visuais

imagem de destaque
Obra da série "Capitalismo", da mostra "Estratégias do Mercado", do artista Augusto Fonseca
  • ícone de compartilhamento

A Galeria de Arte BDMG Cultural inaugura sua nova exposição, Estratégias do Mercado, de Augusto Fonseca, nesta sexta-feira (8/2), às 19h. Selecionada pelo programa Mostras BDMG, dedicado às artes visuais, o trabalho foi selecionado pelo edital público de concorrência de 2018 e apresenta uma série de obras inéditas com o objetivo de criar uma reflexão sobre uma sociedade pautada no consumo e no poder econômico.

A mostra fica aberta à visitação do público de 9 de fevereiro a 10 de março, diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Às quintas, das 10h às 21h. O acesso será gratuito.

“Vimos nas últimas décadas um crescimento desenfreado do consumo, da estetização da vida, do excesso de informações e de exposições midiáticas, no qual consumidores se tornaram cada vez mais parecidos com os produtos que consomem”, explica Augusto Fonseca. O artista criou as suas obras a partir de objetos simbólicos do consumo, como um carrinho de compras que se torna uma arapuca.

Estratégias do Mercado propõe uma reflexão sobre uma sociedade construída em cima do consumo e do poder econômico, que gera o desperdício de recursos, agrava os problemas com o lixo no meio ambiente e, do ponto de vista econômico e cultural, aprofunda os processos de alienação.

“Os desenhos explicitam as estratégias de indução criadas pelas propagandas e comerciais. Construídos por meio da palavra 'compre', os objetos representados se transformam em invólucros prisionais e discutem as armadilhas sedutoras da vida contemporânea”, afirma.

Com ironia, criação de rótulos e corrompendo o uso das palavras, Augusto cria também processos de exploração do comportamento e da ideologia que alimenta e transforma pessoas em mercadorias. Esse processo reverbera no campo da arte e do seu mercado consumidor. 

O artista

Augusto Fonseca é artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da UFMG. Realizou diversas exposições individuais e coletivas, inclusive, em 2013, deixou a sua marca na Galeria de Arte BDMG Cultural. Em 2012, passou a integrar o setor de artes visuais do Museu de Arte da Pampulha. Participou das comissões de seleção e organização das 5ª e 6ª edições do programa Bolsa Pampulha, do projeto Telas Urbanas e do Arte Urbana.

Como curador, idealizou e organizou a exposição “Sobre o que se desenha”, no Museu de Arte da Pampulha. Atuou também como curador assistente na mostra “Arte e Político no Acervo do MAP”, realizada no Sesc Palladium, e ficou à frente da “Pintura em Diálogo”, exposição que ocupou a Galeria de Arte BDMG Cultural.


Estratégias do Mercado

Local: Galeria de Arte BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes – Belo Horizonte/MG

Abertura: 8 de fevereiro, às 19h

Visitação: 9 de fevereiro a 10 de março

Diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h

Às quintas-feiras, de 10h às 21h

Classificação livre - Acesso gratuito

Mais informações: (31) 3219-8691

 



Últimas