Funed reforça importância da vacinação contra a meningite C

Fundação mineira é único laboratório farmacêutico oficial responsável por produzir e distribuir a imunização

imagem de destaque
Após ser diagnosticado com meningococcemia, o jovem passou meses hospitalizado e teve os quatro membros amputados
  • ícone de compartilhamento

Nesta terça-feira (18/2), a Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu o convidado Pedro Pimenta para contar sua surpreendente história de vida após ser diagnosticado com meningococcemia, uma grave infecção generalizada causada pela bactéria da meningite, e ter menos de 1% de chance de sobrevivência. Aos 18 anos, o jovem passou meses hospitalizado e teve os quatro membros (acima dos cotovelos e joelhos) amputados.

“Não importa qual a sua área de atuação e o que você faz no seu dia a dia. Todos aqui trabalham em conjunto para um propósito nobre, o de contribuir para um Brasil sem meningite, para que famílias não passem pelo o que a minha família passou”, disse Pedro Pimenta, durante a palestra “Superar é viver”.

A vacina

Há dez anos, a vacina contra a meningite C foi introduzida no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A Funed é, atualmente, o único laboratório farmacêutico oficial do país responsável por produzir e distribuir a imunização. Somente em 2019, foram entregues 15,4 milhões de doses da meningocócica C, superando a maior dispensa já feita até então, de 13 milhões de doses em 2018.

Para 2020, foi acordado com o Ministério da Saúde um incremento de 3 milhões de doses da vacina no atual contrato vigente, correspondentes a um aditivo de 20% no montante global de fornecimento, com entregas programadas até abril. Assim, a expectativa é que este ano sejam distribuídas 20 milhões de doses.

Para o presidente da Funed, Maurício Abreu Santos, os resultados da inclusão da vacina meningocócica C no Calendário Nacional de Vacinação comprovam os reflexos positivos da adoção da política de saúde direcionada à prevenção. Entre 2009 e 2015, houve uma queda de mais de 90% no número de casos da doença em crianças menores de 2 anos no Brasil. Além disso, a redução de casos alcançou os 64% em todas as faixas etárias. “Esses resultados reforçam a importância de continuarmos com este projeto que fortalece o SUS”, afirma.

Parceria 

A palestra “Superar é Viver” foi viabilizada por meio de parceria entre a Funed e a GSK, no processo de transferência de tecnologia para o fornecimento da vacina meningocócica C para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo de uma década de parceria, mais de 100 milhões de doses da vacina foram distribuídas no território nacional.

Para o diretor Industrial da Funed, Bruno Pereira, a transferência de tecnologia da imunização proporciona ganhos à Funed e a toda a população do país. “As vacinas, conhecidas como das principais formas de prevenção de doenças, proporcionam melhor qualidade de vida à população, com impacto relevante na saúde pública do país”, destaca.



Últimas