Funed e Epamig participam de fórum para elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação de MG

Ao todo, nove cidades mineiras sediarão os debates técnicos. Fundação Ezequiel Dias estará na programação de Montes Claros

Fundação Ezequiel Dias (Funed) está participando da fase de preparação do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência: por um desenvolvimento inclusivo e sustentável, para a criação colaborativa do Plano Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação de Minas Gerais. A ideia é que o Plano sirva de base para ações legislativas e do governo para essas áreas, de forma a reduzir as desigualdades sociais, de gênero e de raça, além de garantir a recuperação, conservação, proteção ambiental e sustentabilidade.

O Fórum Técnico percorrerá diferentes regiões do estado, onde serão colhidas sugestões para a formulação do Plano Estadual. Para esse objetivo, um documento de referência está sendo produzido por diversas instituições que integram a comissão organizadora.

Ao todo, nove cidades de Minas Gerais sediarão debates regionais. No Fórum em Montes Claros, no dia 16/3, está programada a participação da Funed. As inscrições para os encontros regionais já estão abertas e o primeiro acontece em 9/3, em Juiz de Fora (Zona da Mata). Os demais acontecem nos municípios de Varginha, Araçuaí, Ipatinga, Uberlândia, Belo Horizonte, Divinópolis e Ouro Preto. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar clique aqui.

As inscrições para os nove encontros regionais podem ser feitas no portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Todo cidadão interessado pode participar, mesmo aqueles não vinculados a instituições. Entre os temas em debate estão possibilidades de fomento para pesquisa, tecnologia e inovação; diversificação das atividades econômicas; desenvolvimento regional; desenvolvimento econômico e social; popularização da ciência; inovação tecnológica; integração dos sistemas estadual e nacional de ciência e tecnologia; e aumento da interação entre sociedade, empresas e centros de pesquisa por meio de plataformas digitais.

A etapa final será em Belo Horizonte, na ALMG, entre os dias 27 e 29/5. Na oportunidade, o documento será apresentado a uma comissão temática.

Segundo o vice-presidente da Funed, Rodrigo Souza Leite, a participação da fundação é essencial no Fórum. "Somos uma instituição de Ciência e Tecnologia importante para o estado e para o Brasil, e conhecemos os grandes desafios do setor", observa. Segundo ele, ao levar as demandas e propostas para formalizar o Plano Estadual, a Funed contribui para "construir um ambiente melhor em Minas para o desenvolvimento científico e tecnológico”, complementa.

Epamig

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) também é parceira da ALMG na realização. Biomas e bieconomia e agropecuária e agricultura familiar estão listados entre os temas que compõem o eixo estratégico das discussões.

Ainda estarão em debate: possibilidades de fomento para pesquisa, tecnologia e inovação; diversificação das atividades econômicas; desenvolvimento regional; desenvolvimento econômico e social; popularização da ciência; inovação tecnológica; integração dos sistemas estadual e nacional de ciência e tecnologia; e aumento da interação entre sociedade, empresas e centros de pesquisa por meio de plataformas digitais.

Fórum técnico

O fórum é uma realização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com apoio dos seguintes parceiros na organização: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Funed, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação João Pinheiro (FJP), Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Epamig, além de associações, sindicatos faculdades, escolas, instituições e universidades federais e órgãos públicos mineiros.

Ao todo, são mais de 30 instituições atuando em prol da ciência. Confira a lista completa neste link.