Fundação Ezequiel Dias divulga balanço de exames de dengue

Em 2019, foram realizados mais de 50 mil testes para diagnóstico da doença

A dengue tem sido uma das maiores preocupações relacionadas à saúde pública em Minas Gerais. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (RELSP) são os únicos que fazem os exames da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Para definir o diagnóstico laboratorial de dengue, a Funed realiza exames de sorologia (ELISA), isolamento viral e RT-PCR em tempo real. Até 28 de maio de 2019, a Funed e os laboratórios da rede receberam mais de 50 mil amostras, enquanto, em 2018, foram 24 mil resultados de dengue liberados durante todo o ano.

Devido à alta demanda, o órgão adquiriu 600 kits para o exame de sorologia, que têm a capacidade para realizar 57.600 testes. Segundo o chefe do Serviço de Virologia e Riquetsioses, Marcos Vinícius Ferreira Silva, em virtude do aumento de casos suspeitos e do retorno da circulação do vírus da “dengue tipo 2” (sorotipo DENV2) em Minas Gerais, no planejamento para 2019, a instituição decidiu comprar os kits para os exames.

“Desde 2011, os quatro sorotipos da dengue foram identificados no estado, porém com predomínio da circulação do DENV1. Em 2018, pelo isolamento viral e o PCR, a Funed identificou um aumento no número de casos de DENV2, sendo que, em 2019, este passou a ser o sorotipo predominante. A partir deste cenário epidemiológico, a fundação fez o seu planejamento”, explica Silva.

Em 2019, 95% das amostras positivas para dengue foram identificadas como DENV2.

RELSP

Atualmente, a Funed é responsável pela coordenação do diagnóstico em todos os laboratórios da rede, realizando controle de qualidade, distribuindo kits e outros insumos e assessorando quanto à realização dos exames.

Os kits são distribuídos para os cinco laboratórios macrorregionais nas cidades de Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Teófilo Otoni. Belo Horizonte, Barbacena, Betim, Contagem, Nova Lima, Uberlândia, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves e Unaí também têm laboratórios municipais credenciados que receber os kits para a descentralização dos exames, conforme tabela abaixo.

Tabela 1: Quantidade de exames realizados e kits de sorologia (ELISA) encaminhados em 2019:

Tabela 2: Quantidade de exames realizados – PCR:

Tabela 3: Quadro comparativo dos exames laboratoriais realizados pela Funed