Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) ganha unidade em Guaxupé

A partir de novembro, já serão realizados cursos de artes, como desenho e pintura, além de artesanato e formação em conservação de bens culturais 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e em parceria com o município de Guaxupé inaugurou, na quinta-feira (26/10), nova unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) na cidade do Sul do estado.

O espaço, que já oferece cursos de artes e restauro, entre outros, fica em um edifício construído no início do século XX. 

Esta será a segunda unidade da fundação fora de Ouro Preto, onde a instituição atua desde 1968. 

A primeira foi aberta em 2021, em Paracatu, região Noroeste. A iniciativa demonstra o trabalho realizado pelo Governo de Minas em promover a descentralização de suas ações, fomentar a cultura e ampliar o acesso dos mineiros à educação e à formação artística.

“A chegada da Faop em Guaxupé significa muito, representa um sonho antigo da cultura, que reúne demandas de toda a comunidade. O objetivo é descentralizar, levar artes e escolas também para o interior. Quando a Faop vai para o interior, leva Ouro Preto, leva a mineiridade e abraça as Gerais”, pontua o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. 

Educação e preservação

A Faop Guaxupé oferecerá atividades culturais e também cursos formativos relacionados à arte e ao patrimônio, entre outros conhecimentos e saberes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, para a educação patrimonial e para a preservação dos bens históricos. 

O objetivo é transformar vidas, criando oportunidades de geração de emprego e renda para as pessoas de todas as idades.

No município, a Faop já participa de projetos desde 2021, quando apoiou exposição e Concurso Regional de Presépios promovidos no local. 

A partir de 2022, iniciou junto à prefeitura o programa Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte (Pipa), cursos de pintura, desenho, mostras de filmes e também um mapeamento cultural e artístico dos agentes culturais de Guaxupé.

Entre 2022 e 2023, 31 estudantes participaram da primeira edição do Programa Pipa Jovem, que ofereceu atividades de formação e qualificação profissional no âmbito da cultura, da arte, do artesanato e do patrimônio. 

Adolescentes de 15 e 16 anos, que integram o Programa Juventude Positiva (PJP), também tiveram aulas de desenho e pintura; e de auxiliar de conservação de bens culturais. 

A segunda edição dos cursos começará na segunda-feira (30/10).

A inauguração da Faop-Guaxupé integra ações comemorativas pelos 55 anos da Faop, instituição com trajetória dedicada à cultura, à arte e à preservação do patrimônio. 

Além da unidade de Guaxupé, outras unidades estão em fase de implantação: Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH; Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto; e Belo Horizonte.  
 



Últimas