Fundação Clóvis Salgado prorroga prazo de inscrições para  editais de ocupação de galerias

Interessados têm até 12 de janeiro para se inscrever. Trabalhos selecionados em artes visuais e fotografia vão ocupar espaços do Palácio das Artes e a CâmeraSete

imagem de destaque
A inciativa pretende estimular a nova produção nas artes visuais em âmbito nacional.
  • ícone de compartilhamento

As inscrições para 11ª edição dos editais de Ocupação de Artes Visuais e de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado (FCS) foram prorrogadas até 12 de janeiro de 2018. O resultado será divulgado em 7 de fevereiro do ano que vem.

Podem se inscrever artistas e coletivos do Brasil e, do exterior, desde que possuam visto de permanência definitivo no país. A ficha de inscrição e orientações sobre a documentação exigida estão disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br.

Realizado de forma consecutiva desde 2015, o Edital de Ocupação de Artes Visuais irá selecionar três projetos para as galerias Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes.

E, pelo segundo ano seguido, haverá seleção de dois projetos para o Edital de Ocupação de Fotografia da CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.  

Sobre os editais

Desde 2015 a FCS tornou o edital anual a criou um edital especifico para fotografia. A inciativa pretende estimular a nova produção nas artes visuais em âmbito nacional.

Os artistas selecionados receberão R$ 5.500, para cada exposição coletiva, e R$ 4.000 para as individuais, além de transporte de obras, montagem e divulgação da exposição pelas equipes de Artes Visuais e de Comunicação da Fundação Clóvis Salgado. A instituição também garantirá a publicação de um catálogo das exposições.

A Comissão de Seleção do Edital contará com a participação de profissionais convidados, com notória especialização em artes visuais.

Serão avaliados os portfólios dos inscritos e os projetos apresentados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.

Para o edital de Ocupação de Artes Visuais já foram selecionados artistas como Adriana Maciel, André Griffo, Bete Esteves, Éder Oliveira, Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, Marcelo Armani, Nydia Negromonte, Ricardo Burgarelli e Ricardo Homen.

Já para o Edital de Ocupação de Fotografia, a CâmeraSete recebeu trabalhos de Luiza Baldan, Nelton Pellenz, Tiago Aguiar e do Coletivo Família de Rua. 

Serviço:

Edital de Ocupação de Artes Visuais e Fotografia
Inscrições:
 www.fcs.mg.gov.br
Período: até 12 de janeiro de 2018

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Fundação Clóvis Salgado
(31) 3236-7312



Últimas