Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social é tema de conferências regionais em Minas

Encontros serão realizados em 15 municípios mineiros até setembro

As Pré-Conferências Regionais de Assistência Social de 2023 terão início nesta terça-feira (25/7) em Minas Gerais. Promovidas pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), são eventos preparatórios à realização da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será em outubro deste ano, em Belo Horizonte.

Ao longo do período, que se estende até setembro, serão realizadas ao todo 15 pré-conferências em municípios de Minas Gerais, abrangendo as 22 diretorias regionais da Sedese. As cidades que sediarão os eventos são Curvelo, Ipatinga, Poços de Caldas, Varginha, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Muriaé, Juiz de Fora, Governador Valadares, Uberaba, Patos de Minas, Montes Claros, Divinópolis, Passos e Barbacena.

Este ano, o tema central das conferências é a "Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos". O enfoque pretende abordar questões cruciais para o aprimoramento e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com intuito de torná-lo mais eficiente e atuante na garantia dos direitos sociais da população.

Vale ressaltar que as Conferências Municipais de Assistência Social, realizadas anteriormente até 15/7, foram fundamentais para identificar e levantar atuais demandas de assistência social em cada região. Além disso, durante esses encontros municipais, foram eleitos os delegados que participarão das pré-conferências regionais, representando os municípios e, posteriormente, da conferência estadual.

Confira a programação aqui.