Formados grupos de trabalho para resgate da atividade econômica e turística em Brumadinho

Reunião contou com participação do Governo de Minas, município, União e parceiros privados

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, representaram o governador em exercício, Paulo Brant, nesta sexta-feira (12/4), em Brumadinho, em reunião com os ministros da Cidadania, Osmar Terra e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e o prefeito do município, Avimar de Melo Barcelos.

O encontro, realizado na Faculdade Asa, também reuniu lideranças estaduais, municipais e representantes da iniciativa privada com objetivo de propor ações conjuntas para aliviar os impactos econômicos e sociais em Brumadinho.

A secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá (Crédito: Renato Cobucci/Imprensa MG)

A secretária Elizabeth Jucá destacou o êxito da parceria entre os três entes federados. “Desde o desastre, nós vínhamos conversando com o Ministério da Cidadania para fazer uma convergência das ações pró Brumadinho. A reunião hoje foi para concretizar todas essas propostas juntando as três esferas de governo”, ressaltou.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, falou sobre a força tarefa em favor de Brumadinho. “O município está entrando em depressão econômica. Então fizemos uma reunião do conselho de ministros e vamos organizar uma força tarefa para reativar a economia do município; vamos trazer projetos pilotos que governo federal tem pra colocar em Brumadinho e levantar a questão econômica do município”.

Ações

Durante a reunião foram criados grupos de trabalho, divididos em cinco temas - desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, educação, saúde e apoio financeiro -, com a participação de representantes do município, Estado, governo federal e entidades privadas.

Esses grupos vão propor ações para o resgate da atividade econômica e turística do município e apresentar um leque de atividades para execução em curto prazo. A próxima reunião acontece no dia 3 de maio, em Brumadinho.

“Com o grupo de trabalho por área vamos apresentar propostas entre 15 e 20 dias. A partir dessas propostas delineadas, nós vamos trabalhar rápido para implantar os programas. Queremos colocar os programas federais e estaduais aqui para funcionar e, com a iniciativa privada, criar novas formas de produção e de renda para a população”, disse Osmar Terra.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, destacou a importância da ação. “Acredito que com o grupo de trabalho se possa estruturar bem as ações. Nós temos um grande potencial na minha pasta, na pasta da cultura com as cidades históricas perto, nós temos o acesso pelo Parque Estadual do Rola Moça, temos Inhotim. Que essas e outras medidas possam ser um alicerce para Brumadinho e toda essa maravilhosa região”.

Também participaram da reunião representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fundação Banco do Brasil, Fundação Itaú Cultural, Carrefour, Kroton, Fundação Pitágoras, Ambev, Confederação Nacional do Transporte, Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e Vale.