Forças de Segurança receberão verba extra do governo federal

Recurso de R$ 50 milhões será utilizado para compra de equipamentos, viaturas, melhoria da qualidade dos serviços e do capital humano

As Forças de Segurança de Minas Gerais - Polícia Militar, Polícia Cvil e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - receberão uma verba suplementar de R$ 50 milhões, recurso do governo federal que será usado para o fortalecimento do sistema de inteligência e enfrentamento à criminalidade no estado. O anúncio do recurso foi feito na quinta-feira (4/11), em Brasília, pelo diretor jurídico da presidência do Senado, Alexandre Silveira, representando o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco.

Do montante, como explicou Alexandre Silveira, R$ 20 milhões serão destinados para a Polícia Militar, outros R$ 20 milhões para a Polícia Civil e R$ 10 milhões para o Corpo de Bombeiros. Os recursos já estão liberados pelo governo federal. Embora o sistema prisional não tenha sido contemplado com novos recursos, Silveira assumiu o compromisso de trabalhar para reforçar o orçamento da polícia penal do Estado.

“Estamos anunciando esse recurso de R$ 50 milhões de reforço para a estruturação da segurança pública de Minas Gerais, articulados pela bancada mineira na Câmara, em sintonia com os senadores da República, liderados pelo senador Rodrigo Pacheco”, afirmou Alexandre Silveira, que destacou o trabalho que as polícias realizam em defesa dos mineiros.

De acordo com Alexandre Silveira, que é delegado de polícia de carreira, Minas Gerais tem as melhores forças de segurança do país, mas elas precisam, na sua opinião, de mais recursos para investir em material humano, melhores condições de trabalho e na qualificação dos seus policiais. “Cada reforço que é levado do ponto de vista orçamentário permite ao Governo do Estado fortalecer as ações fins, por meio da compra de equipamentos, viaturas, mas também investir no material humano, o que permite a melhoria da qualidade dos serviços, que vão beneficiar diretamente a população de Minas Gerais”, acrescentou.

Ação conjunta

“Esses recursos serão muito bem empregados em nosso estado”, disse o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas, Rogério Greco, que fez um agradecimento especial ao senador Rodrigo Pacheco e ao diretor jurídico da presidência do Senado pela ajuda que os dois têm dado ao sistema de segurança pública do estado. Depois de dizer que Minas é o estado mais seguro do país, Greco lembrou que as polícias estaduais estão, hoje, totalmente integradas, o que é resultado, segundo ele, da participação de um conjunto de parceiros, como é o caso do Senado Federal. “O Estado unido, integrado, sempre será maior do que a criminalidade”, assinalou o secretário.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigues Sousa Rodrigues, o chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edgard Estevo da Silva, também estiveram em Brasília. Eles ressaltaram a importância histórica deste momento, além da sinergia entre as Forças de Segurança que tem gerado a resultados positivos para a segurança dos mineiros.

Vale destacar que Minas Gerais é o estado mais seguro do país em 2021, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), referentes aos meses de janeiro a junho – fechando o primeiro semestre deste ano. A base de informações agrega estatísticas disponibilizadas pelas 27 unidades federativas brasileiras e tem, por finalidade, subsidiar a implementação de políticas públicas em segurança e defesa social.