Forças de segurança fiscalizam mais de 300 embarcações e veículos em operação no Triângulo Mineiro

Operação Integrada Salamina teve foco na segurança terrestre e aquática na região da represa de Miranda, no Triângulo Mineiro

Sejusp / Divulgação

Minas Gerais abriga diversas belezas naturais, incluindo represas e corpos d'água. E, para garantir a segurança de cidadãos e turistas que frequentam essas áreas, diferentes forças de segurança se uniram na Operação Integrada Salamina. A ação, na região da represa de Miranda e adjacências, no Triângulo Mineiro, demonstrou a eficácia da colaboração entre diversas forças de segurança do Estado, além de parceiros federais.

Durante a operação, realizada em 23 e 24/9, um efetivo de 102 agentes de segurança foi mobilizado, 44 viaturas terrestres empregadas, 4 horas de voo com drones e quatro embarcações. Na ação, 67 embarcações e flutuantes foram abordados e fiscalizados em água, e duas delas apreendidas, demonstrando o compromisso das instituições participantes em manter a ordem e a segurança nas áreas aquáticas do estado.

Foram aplicados 90 autos de infração e realizadas três autuações por recusa ao teste de alcoolemia. O Procon também participou da operação, resultando em duas notificações. Ao todo, 109 testes de etilômetro foram realizados, contribuindo para a segurança nos trânsitos aquáticos e terrestres. Além disso, dois adultos foram presos, enquanto três termos circunstanciados de ocorrência foram lavrados.

A ação integrada não se limitou apenas às águas. A Operação Salamina também teve um impacto significativo no trânsito terrestre, com a

Sejusp / Divulgação

fiscalização de 299 veículos, apreensão de sete desses, recolhimento de outros dois e a identificação de sete condutores inabilitados. Ao todo, 496 pessoas foram abordadas nas fiscalizações terrestres e aquáticas.

A Operação Salamina contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que coordenou os trabalhos, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Salamina

O nome da operação faz referência à Ilha Salamina, localizada ao sul de Pireu, antigo porto de Atenas. Foi o local da Batalha de Salamina, confronto naval decisivo entre a frota persa, liderada por Xerxes I, e a grega, comandada por Temístocles, possivelmente em setembro de 480 antes de Cristo, e terminou com a vitória grega.