Força-tarefa do Governo de Minas atua decisivamente em Coromandel

Secretaria de Saúde conta com Corpo de Bombeiros e forças de Segurança para remoção aérea de paciente

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em conjunto com as forças de Segurança, vem desempenhando, desde 8/2, ações decisivas junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para a remoção aérea de pacientes dos hospitais da região de Coromandel e Monte Carmelo, com o uso das aeronaves da corporação - do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG).

Helicópteros e avião, equipamentos médicos específicos de UTI, equipes especializadas no suporte aéreo e na resposta a desastres junto a médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compõem o importante auxilio dos bombeiros militares.

Até o momento, os Arcanjos, como são chamadas as aeronaves do CBMMG, já transferiram 18 pacientes confirmados com covid-19 para outras regiões do estado. Na terça-feira (16/2), foi feito o transporte de outros dois pacientes com destino a Pará de Minas e há a programação de transporte de mais dois pacientes para outros municípios.

Posto de comando

A atuação da corporação não se resume ao suporte aéreo. Com expertise e sendo referência nacional na gestão de incidentes, oficiais da corporação foram mobilizados para ajudar na montagem do Posto de Comando no Hospital e estabelecimento do Sistema de Comando de Operações.

Os bombeiros vão auxiliar no gerenciamento das ações envolvendo diversos órgãos e profissionais que atuam na resposta emergencial à região, como Secretaria de Estado de Saúde, Polícia Militar, Defesa Civil Estadual, Samu e instituições municipais.

Todo o trabalho é realizado sem descuidar da segurança. Foi feito investimento na aquisição de EPIs específicos e em itens de descontaminação de materiais e viaturas, além do treinamento de equipes e da elaboração de protocolos de atendimento específico à covid-19 por bombeiros militares para evitar a contaminação dos envolvidos e a disseminação da doença para outros locais.

Treinamento

Ainda no esforço de cooperação e integração, o Corpo de Bombeiros está programando treinamento para que a Polícia Militar esteja apta a apoiar o transporte aéreo de pacientes da covid-19, minimizando os riscos para saúde dos envolvidos. Também será providenciado o apoio à desinfecção das aeronaves utilizadas pelos policiais.

A corporação mantém, ainda, contato com a Sala de Situação da SES-MG, para acompanhamento dos dados relacionados à covid-19, para a construção de indicadores que auxiliem na tomada de decisão diante do cenário da pandemia.

Covid-19

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento ao coronavírus. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado ampliasse de 2.072 para 4.055 leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca haviam contado com unidades de terapia intensiva.

De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado; além de 617 câmaras refrigeradas para distribuição aos municípios para o acondicionamento de imunizantes. Mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado.