FJP atualiza perfil dos 853 municípios mineiros no Índice Mineiro de Responsabilidade Social

Plataforma dá a gestores subsídios para elaboração e avaliação das políticas públicas e alocação de recursos financeiros, materiais e humanos

Perfil Municipal do Índice Mineiro de Responsabilidade Social informa dados sobre os 853 municípios mineiros

A Fundação João Pinheiro (FJP) publicou, na quarta-feira (31/7), a atualização do Perfil Municipal na plataforma do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). Disponível para todos os 853 municípios do estado, o perfil é gerado a partir da seleção de indicadores que compõem a base de dados do IMRS. Para esta atualização foram utilizados dados referentes ao ano de 2017.

Além da atualização do Perfil Municipal, a plataforma também ganhou novo design e análises de dados mais completas e abrangentes. De fácil acesso, a plataforma fornece aos gestores públicos e à sociedade subsídios para elaboração e avaliação das políticas públicas e para alocação de recursos financeiros, materiais e humanos no âmbito local.

Ao consultar o Perfil Municipal, o usuário encontra informações como a área total do município e sua inserção nas diferentes regionalizações do estado, o número de habitantes e a densidade populacional. O perfil também disponibiliza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, a posição da localidade nos índices do IMRS e análises sobre as dimensões Educação, Saúde, Renda e Emprego, Finanças Públicas, Cultura, Esporte e Lazer, Segurança Pública, Assistência Social, Saneamento Básico e Habitação, Meio Ambiente e Demografia.

IMRS

Calculado pela FJP a cada dois anos, o IMRS mede a responsabilidade social conjunta das três esferas de governo a partir de 44 dos 700 indicadores que constituem a base de dados da plataforma. Os indicadores selecionados para o cálculo do índice retratam as prioridades de políticas e programas públicos, a situação existente em cada município e os esforços empreendidos para alterá-la.