Filarmônica de Minas Gerais apresenta concertos em homenagem ao bicentenário da Independência em BH e em Portugal

Com regência do maestro Fabio Mechetti, orquestra apresenta grandes obras do repertório sinfônico brasileiro e português

Como parte da celebração do bicentenário da Independência do Brasil, a Filarmônica de Minas Gerais realiza turnê em Portugal, onde apresenta obras consagradas do repertório sinfônico brasileiro e português. De 6 a 9/9, a orquestra realizará quatro apresentações, sendo três nas principais salas de concerto das cidades do Porto (Casa da Música), Lisboa, no bairro histórico de Belém (Centro Cultural de Belém) e Coimbra (Convento São Francisco). No dia 7/9, a apresentação será ao ar livre, no Jardim da Torre de Belém, integrando a programação do festival “Lisboa na Rua”, organizado pela Prefeitura de Lisboa.

Todas as apresentações serão dirigidas pelo maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da filarmônica. Nas três salas de concerto, o repertório contará com obras do compositor português Braga Santos (Abertura Sinfônica nº 3, op. 21), de Villa-Lobos (Choros nº 6 e Bachianas Brasileiras nº 3, sendo esta última com solo do pianista brasileiro Jean-Louis Steuerman) e de Carlos Gomes (O Escravo: Abertura e Alvorada).

O concerto do dia 7/9 será transmitido pelo canal da filarmônica no Youtube, na Rede Minas e na plataforma da Prefeitura de Lisboa; nos dias 17 e 18/9, também será veiculado na TV Brasil e na Rádio MEC, com alcance nacional.

Belo Horizonte

Antes de sair para Portugal, nos dias 1 e 2/9, o mesmo repertório será apresentado em Belo Horizonte, na Sala Minas Gerais, sede da orquestra.

Para o maestro Fabio Mechetti, “é com grande orgulho que a filarmônica faz sua primeira turnê europeia, incluída nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil. Levaremos ao nosso país irmão um repertório luso-brasileiro, com obras significativas do melhor da música sinfônica dos dois países e a participação de Jean-Louis Steuerman, um dos nomes mais importantes entre os pianistas brasileiros. Os concertos não só levarão o nome do Brasil e de Minas Gerais à Europa, mas consolidarão o trabalho que a filarmônica vem fazendo há quase 15 anos como algo que representa o melhor da cultura brasileira”.

A turnê da Filarmônica de Minas Gerais a Portugal é apresentada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e Ministério do Turismo, com o patrocínio master da Cemig, patrocínio da Apex-Brasil, apoio cultural do Banco Máster e com o apoio institucional da Casa da Música do Porto, Câmara Municipal de Lisboa – Egeac, Centro Cultural de Belém, Câmara Municipal – Convento de São Francisco em Coimbra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A turnê é realizada pelo Instituto Cultural Filarmônica, Embaixada do Brasil em Portugal, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Também como parte das comemorações do bicentenário da Independência, a Filarmônica lançará um CD inédito com obras compostas pelo imperador Dom Pedro I. Este CD integra a série A música do Brasil, projeto realizado em parceria com o Itamaraty e o selo internacional Naxos.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.