Feira Regional de Economia Popular Solidária chega a Diamantina

Evento será realizado nos dias 26 e 27/8, com cerca de 30 empreendimentos

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda, realiza, neste sábado e domingo (26 e 27/8), a Feira Regional de Economia Popular Solidária (EPS) do Alto Jequitinhonha, em Diamantina.

Sedese / Divulgação

Com a expectativa de receber pelo menos 30 empreendimentos, o objetivo da ação é dar visibilidade e facilitar a comercialização de produtos, desde alimentos até confecções e artesanato dos produtores familiares do interior de Minas Gerais.

“As feiras Circulando por Minas integram diretrizes do Fórum Mineiro de Economia Solidária que objetiva a inclusão produtiva dos empreendimentos solidários, condições de trabalho sustentáveis e justas, superação da pobreza e produção autônoma e coletiva. Assim, somamos forças no processo de articulação, fortalecimento e organização da Economia Popular Solidária no estado”, explica Manoel Rodrigues Afonso, analista da Diretoria de Geração de Renda e Economia Popular Solidária da Sedese.

As feiras de EPS também são oportunidades de integração entre os empreendimentos de toda a região atendida, além de oferecer momentos de formação para os participantes. Os eventos ainda funcionam como disseminadores dos princípios econômicos solidários, como a produção cooperada, o respeito ao meio ambiente e às relações sociais.

Locais e estrutura

A Praça Barão de Guaicuí (Mercado Velho) foi o local escolhido para receber o evento em Diamantina. No município, assim como nos demais que já receberam edições da EPS em 2023, a infraestrutura conta com tenda, barracas, banheiro químico, mesas, cadeiras, palco e som.

O investimento feito pelo Governo do Estado, por meio da Sedese, foi de R$ 1,5 milhão para a realização das 15 feiras regionais, além da estadual, prevista para o fim do ano, em Belo Horizonte.

Os municípios de Ouro Preto, Almenara, Montes Claros, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, João Monlevade, Araçuaí, Paracatu, São Francisco e Governador Valadares já receberam uma edição da feira este ano, enquanto que Lambari, Buritizeiro, Uberlândia e Belo Horizonte serão os próximos destinos.