Fapemig atualiza número de cotas para iniciação científica

Reavaliação das cotas para o próximo ciclo sofrerá alteração, passando de 12 para 17 meses

  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) atualizou o número de cotas de bolsas oferecidas às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Minas Gerais por meio dos programas de Bolsa de Iniciação Cientifica (BIC) e Bolsa de Iniciação Científica Jr (BICJr). Com a mudança, atualmente a instituição concede, no ciclo referente a 2023/2025, 2.998 bolsas pelo BIC e 1.149 pelo BICJr.

Essa atualização é realizada em acordo aos artigos 3º e 7º da Deliberação nº 166 do Conselho Curador da Fapemig, que estabelece a reavaliação anual no número de cotas concedidas de acordo com o desempenho das instituições. Entretanto, a reavaliação das cotas para o próximo ciclo sofrerá alteração, passando de 12 para 17 meses. Portanto, o novo ciclo de avaliação começa em outubro de 2023 e termina em fevereiro de 2025.

Fapemig / Reprodução

Assim, a quantidade de cotas do BIC permaneceu o mesmo do ciclo anterior, de 2022/2023, mas a do BICJr teve o aumento de 188 cotas, sendo que no último ciclo foram ofertadas 961 cotas. De acordo com o chefe do Departamento de Programa de Bolsas e Eventos Técnicos (DBE), Jurcimar Ferreira, o aumento do número de cotas de bolsas do BICJR se justifica levando em consideração tanto o número de cotas do BIC quanto o número de escolas parceiras da rede pública.

Fapemig / Reprodução

“A deliberação determina a necessidade de ampliação das oportunidades de acesso à educação para estudantes, buscando promover a inclusão e a equidade no acesso à pesquisa científica e tecnológica. Dessa forma, o aumento do número de cotas de bolsas visa atender à demanda e garantir uma maior participação de estudantes provenientes dessas escolas parceiras”, destaca Ferreira.



Últimas