Fapemig assina acordo de cooperação com o Canadá

Parceria garante o apoio a iniciativas internacionais de colaboração científica conjunta

  • ícone de compartilhamento

A Fapemig e o Governo do Canadá assinaram nesta semana um Memorando de Entendimento para colaboração científica entre a agência de fomento mineira e o Consórcio das Universidades Canadenses (Calareo). O acordo prevê o apoio a iniciativas internacionais de colaboração científica conjunta, como projetos de pesquisa internacionais, mobilidade de pesquisadores e de alunos de pós-graduação, programas de treinamento e realização de seminários e workshops.

“Aumentar a internacionalização e a visibilidade de nossa ciência contribui para melhorar a qualidade e a quantidade das pesquisas desenvolvidas em nosso estado”, afirma Marcelo Speziali, diretor de Ciência e Tecnologia e Inovação da Fapemig.  “Já trabalhamos muito bem em grupo dentro de nosso território. O programa de Apoio a Redes de Pesquisa da Fapemig e o programa INCTs, do governo federal, são prova disso. É necessário expandir para o trabalho em grupo com colaboradores e instituições de outros países”.

O diretor comenta que, recentemente, também foram discutidas novas parcerias com a Austrália e a Alemanha. “Queremos propiciar a pesquisadores brasileiros a oportunidade de integrar equipes no exterior e de compartilhar o conhecimento adquirido quando do seu retorno. Da mesma forma, queremos trazer pesquisadores estrangeiros para contribuir com nossas pesquisas”.

Cooperação internacional

O Programa de Cooperação Internacional da Fapemig tem como objetivo promover e estimular a interação entre pesquisadores mineiros e aqueles que atuam no exterior, de modo a possibilitar o intercâmbio de experiências e o compartilhamento de conhecimentos, com foco na melhoria das pesquisas realizadas no estado e no desenvolvimento das expertises dos pesquisadores.

Atualmente, a Fundação possui acordos de cooperação vigentes com sete países: Alemanha, Austrália, Canadá, Holanda, França, Reino Unido e Uruguai.

A Fapemig também abre oportunidades para o financiamento de projetos de cooperação internacional. Atualmente, está aberta a chamada 06/2023, que prevê uma faixa de financiamento a propostas com colaboração transnacional. Em breve, nova chamada será lançada, com foco no fomento da internacionalização das instituições.

A cerimônia de assinatura contou com a participação do embaixador canadense, Emmanuel Kamarianakis; do cônsul geral do Canadá no Rio de Janeiro, David Verbiwski; e do presidente do Comitê Executivo do Calareo, Andrew Dean. Representaram a Fapemig Paulo Beirão, presidente; Marcelo Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação; e Elisangela Xavier, chefe do Núcleo de Cooperação Internacional.

Saiba mais aqui sobre o programa



Últimas